LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

23/03/2008

1984 - Patrícia & Luciano: Clube da Criança


São 14 faixas. Patrícia & Luciano cantam todas as músicas, exceto Meu Ursinho Blau Blau, executada pelo Absyntho. Xuxa e Carequinha fazem as participações mais importantes, como convidados especiais: ela, uma jovem modelo que estava começando a trabalhar para o público infantil (apresentava o programa Clube da Criança na Manchete desde o ano anterior) e tinha vergonha de cantar; ele, um veterano de circo e de palhaçadas para os petizes.

Disco lançado na esteira do relativo sucesso que fazia o programa Clube da Criança na recém inaugurada TV Manchete. Xuxa era a apresentadora do programa, e não podia faltar no disco (que pode ser considerado seu primeiro trabalho musical!), assim como o palhaço Carequinha, que também tinha seu programa na Manchete, o Circo Alegre.

Emilinha e Robertinho de Recife (na guitarra), Roupa Nova, Vanusa, Sérgio Reis, Martinho da Vila, Sérgio Mallandro e Pelé (que, naquele tempo, queria ser compositor) participam das demais músicas do disco. Aliás, participam às vezes até demais, sufocando as vozes das crianças...

As músicas que merecem mais destaque são: É de Chocolate, carro-chefe do disco; Carrossel de Esperança, música-tema do programa Clube da Criança; Dartagnan e os Três Mosqueteiros, tema do desenho animado homônimo e Meu Ursinho Blau Blau, com o Absyntho. A canção Recado à Criança, composta por Pelé, merece um destaque negativo, em razão da carreira de compositor do rei do futebol não ter empolgado...

Trata-se de um disco voltado à crianças de várias idades, com músicas de temas e ritmos bastante variados. Algumas para crianças pequenas, enquanto outras agitavam a meninada mais crescida.

A capa foi toda desenhada por Elifas Andreato, artista gráfico renomado que desenhou mais de 300 capas de disco nos anos 70 e 80.

vendagem: 300.000 cópias

Luciano e Patrícia recebendo o Disco de Ouro, pela vendagem superior a 100.000 cópias do LP "Clube da Criança"


Meu exemplar: adquirido no Sebo Nova Floresta, Centro de São Paulo. Bom estado, com encarte descolado, mas tá valendo. Valor pago: R$ 1,00.

MÚSICAS DE TRABALHO
É de Chocolate e Carrossel de Esperança
Ambas tiveram videoclipe. O de Carrossel de Esperança foi filmado no Playcenter, e o de É de Chocolate em estúdio, com Patrícia e Luciano vestidos de cozinheiros.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Miguel Plopschi
Direção de Produção: Guti
Coordenação Artística: Maurício Shermam
Produção Executiva: Michael Sullivan / Tony Campello (ele mesmo, o irmão da Celly Campello!) / Rildo Hora
Arranjos e Regências: Lincoln Olivetti / Elcio Alvares / Rildo Hora
Técnicos de Gravação: Luiz Carlos T. Reis e Flávio Sena
Mixagem: Flávio Sena e Luiz Carlos T. Reis (Sonhos de Criança)
Supervisão de Áudio: Gunther J. Kibelkistis
Corte: José Oswaldo Martins e Paulo A. A. Torres

Teclados: Lincoln Olivetti - Serginho
Baixo: Paulo César
Guitarra e Violão: Kiko (Roupa Nova)
Bateria: Picolé
Trombone: Serginho
Piston: Bidinho - Márcio Montarroyos
Sax Alto: Léo Gandelmam
Sax Tenor: Zé Carlos
Coro: Regina - Fátima Regina - Renata - Ronaldo - Roberto - Paulo Massadas

Capa e Direção de Arte: Elifas Andreato
Arte Final: Alexanre Huzak
Fotos: Ivan Klingem

Agradecimentos ao Paulo Massadas e João Plinta, pela força que deram no disco.

YOUTUBE BONUS

Veja o comercial de lançamento do LP no intervalo do programa Clube da Criança

9 comentários:

  1. Tudo lindo.Só faltou umas fotos do encarte e contra capa desse disco.Uma pena que o circo tenha desaparecido e até se tornado brega e muitas vezes vulgar.Nunca pensei em dizer isso,mas,não existe mais infãncia como a de antigamente.pena! Parabéns Hamilton pelo esforço e dedicação com o blog.

    ResponderExcluir
  2. Xará, gostaria de dizer que fiquei babando ao ver o LP que vc tem...pois, éo uma reliquia que foi o primeiro registro vocal com a Patricia Marx, pois, sou um dos presidentes do seu Fã Clube há 17 anos, e dali ela despontou pra carreira artística, a pergunta é se acaso vc encontrar outro LP desses quiser "vender", com tudo que em direito capa, contracapa, encarte, me mande um email pra negociarmos...
    Abços...
    markinhos32@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho de vocês. É praticamente uma pesquisa historiográfica das músicas dos anos 80.

    A disponibilização deste material(as letras, as músicas e as informações)vale para recordar e para transmitir aos pequenos de hoje uma cultura de músicas infantis que não existe mais.
    Mas também serve também para compreendermos mais como surgiu o fenômeno daquele tempo. Afinal na infância acontecem muitas coisas que não entendemos, mas que ficam mais claras quando revemos depois de adultos. Como por exemplo como surgiu aquele fenômeno de músicas e programas infantis, tão comuns para mim naquele tempo, mas que revendo hoje, percebo que foi um fenômeno específico daquela época, e que se fosse hoje, apresentadoras loiras e jovens não teriam o menor sucesso.
    Mas ai é que está a graça das coisas, se a infância de hoje fosse igual a de nosso tempo, não haveria o que recordar.

    E por falar em infância não tem porquê dizer que não existe infância como a de antigamente, porque não existe mesmo. E nem seria possível no mundo que temos hoje.
    Estamos na era digital do computador, celular, internet. As informações são arremessadas em nossas cabeças mesmo quando não procuramos saber de algo. É difícil prestar atenção em tudo, e impossível não prestar atenção em nada.
    O circo já não atrai mais pois os dvds e jogos eletrônicos são bem mais atrativos. Criança hoje fica dentro de casa porque brincar na rua porque é perigoso.E para manter o alto custo de toda esta inovação tecnológica os pais tem que trabalhar cada vez mais e por isso não sobra tempo para passear.O custo de vida hoje é muito mais alto.

    É um circulo que nutre esta nova geração.As crianças são apenas espelho do que são os adultos. Adultos estes que não tem tempo para brincar.A infância diminui e adolescência aumentou, isto porque a bola da vez é ser jovem .Criança quer ser jovem, idoso que ser jovem, basta olhar o número de cirurgias plásticas, o tipo de vestimenta e tudo o mais que hoje nutre esta cultura "teen". A filha da loira que animou minhas manhãs não teve infância,pelo menos não como a minha, pois a cultura da adolescencia precoce invade todos os lare independente da classe social.

    As eras constrõem e detroem, o capitalimso acelerou tudo isto, mas será neessário ainda mias uma década para sabermos no que tudo isso vai resultar.

    ResponderExcluir
  4. Ameiii o blog, descobri só agora, mas eu adorava o Trem da Alegria, q junto com Balçao Mágico e Abelhudos foram os grupos infantis q coloriram a minha infância.
    Mas... eu lembro q a música "É de Chocolate" tb teve um videoclipe! Lembro de uma cena de Patricia e Luciano dando beijinhos na testa um do outro... rsrsrs
    Vc sabe a data exata de nascimento dos integrantes do Trem?
    Eu só sei q Luciano é de maio/73 e Patrícia de setembro/73. Confere? Agora fiquei na dúvida se o aniversário dela é em agosto ou setembro...
    E os discos de 88 pra frente, vc não vai postar sobre eles?
    Obrigada, e parabéns pelo lindooo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano Nassyn 07/07/1973
      Vanessa Delduque 20/06/1974
      Patrícia Marx 28/06/1974
      Juninho Bill 07/07/1977
      Amanda Acosta 10/11/1978

      essa é a data de aniversário de alguns ex-integrantes do Trem da Alegria.

      Excluir
  5. Eu tenho esse disco. Puxa, com essas coisas mexem com a gente. Foi um tempo inesquecível. Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Esse álbum é considerado como o primeiro disco do Trem da Alegria.

    ResponderExcluir
  7. queria ter nascido nessa época legal e divertida porque a geração minha 2000 não é tão legal quanto os anos 80 e 90
    #Anos80e90inesquesiveis

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...