LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

20/08/2008

NA CASCA DO OVO

08. NA CASCA DO OVO
Duração: 03:15
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Participação Especial: Xuxa e Sylvinho (Absyntho)

Já saiu a lei que diz que o picolé
Vai custar apenas um tostão
Dizem por aí que agora o rei Pelé
Vai voltar pra nossa Seleção

Eu ouvi falar que agora o carnaval
Vai ser trinta dias sem parar
E que no cinema, olha que legal
A criança entra sem pagar

Quem não quiser jantar na hora, o que é que tem
Sem dormir bem tarde, tudo bem
E quem fizer bagunça, a mãe não vai brigar
Ela vai até participar

(refrão 4x)
Enganei o bobo
Na casca do ovo
Quem caiu, caiu
Caiu primeiro de abril

COMENTÁRIOS

Xuxa faz aqui uma segunda participação no mesmo disco, coisa que somente se repetiria no álbum de 1987 do Trem. Com ela, Sylvinho do grupo Absyntho, hoje chamado Sylvinho Blau Blau, em razão do sucesso de Meu Ursinho Blau Blau. Na Casca do Ovo foi regravada pela Eliana, nos anos 90.

"Enganei o bo-bo, na casca do o-vo", todos sabem, são versinhos conhecidíssimos, cantados por alguém toda vez que prega uma peça em outro. Talvez estejam em desuso, mas me parece que nunca saíram da moda. O significado dessa expressão é simples: com um prego ou alfinete, a pessoa faz um furinho na casca do ovo cru, de galinha, e por esse orifício é retirado todo o conteúdo do ovo. Daí, o ovo vazio se passa por um ovo cheio e é entregue ou vendido a alguém, que acaba caindo nessa "pegadinha", mais velha do que andar pra frente. Você já deve ter visto isso alguma vez no SBT, no seriado Chaves (há uma referência a esse golpe no episódio O Desjejum do Chaves) ou na clássica brincadeira do Xampú de Ovo, no Topa Tudo por Dinheiro do Programa Silvio Santos.

De interessante nessa música é que ela tinha o propósito de contar várias mentirinhas do universo infantil, com referência à época do dia da mentira. Michael Sullivan e Paulo Massadas sugeriram várias peças a serem pregadas, porém, hoje, verificamos que não são tão mentirosas assim... quer ver?

Picolé custando um tostão: tostão era um nome antigo de uma moeda de 80 réis. Em Portugal, valia 10 centavos. Continua existindo até hoje como uma expressão de pouco valor monetário. Bem, existem sorvetes baratinhos, de um real, até 50 centavos. Não são muito bons, mas, enfim...

Rei Pelé de volta na Seleção: aconteceu, em 1987, na Copa Pelé de Masters, disputada no Brasil. A Seleção canarinho ganhou da Itália por 3x0, com Pelé jogando 90 minutos. O último jogo profissional do Rei foi no dia 31 de outubro de 1990, num amistoso contra a Seleção do Resto do Mundo (que venceu o Brasil por 2x1), comemorando os 50 anos do Atleta do Século. Pelé jogou boa parte do jogo e foi substituído por Neto, ídolo do Corinthians, que hoje é comentarista de futebol da Band.

Carnaval por 30 dias sem parar: existe. Bem, não chega a durar tanto tempo assim, mas é sabido que no Nordeste e nos circuitos dos trios elétricos a folia de Momo que, na teoria deveria acabar na quarta-feira de cinzas para nos resguardarmos durante a quaresma até chegar a sexta-feira Santa e o domingo de Páscoa, segue por bem mais tempo. Não é o carnaval de baile à fantasia com marchinhas, confete, serpentina e matinê, como provavelmente sugeriria a música, mas é carnaval, oras.

Cinema sem pagar: bom, isso existe em mostras culturais, exibições especiais etc. Mas continua sendo, na maioria absoluta das situações, mentira.

Mamãe não briga por causa da bagunça; até participa: os terapeutas, psicológos e outros especialistas defendem que os pais participem das brincadeiras sadias das crianças, permitindo que elas gastem energia, tenham a criatividade e a coordenação motora estimulada etc. etc. Mas, depois de brincar, nada de bagunça. Disciplina ainda é fundamental, senão vai ser necessário invocar a Supernanny.

Mas algumas coisas continuam sendo mentiras cabeludas, mostrando que, 22 anos depois do lançamento dessa música que estamos comentando, até que o mundo não mudou tanto assim:

A criança não quer jantar. Tudo bem. Tudo bem uma ova! Hábitos alimentares precisam ser sadios e, hoje em dia, há muita preocupação a esse respeito. Dizem que é necessário ter horários fixos para alimentação, senão pode dar vários problemas, de indigestão a gastrite. Então, tá.

Dormir tarde, tudo bem: A letra original da música é: "sem dormir bem tarde, tudo bem", mas parece que o correto seria "se dormir bem tarde, tudo bem". Pois, da maneira como está, a frase surge como uma condicional à afirmação anterior sobre a bagunça (pode bagunçar, desde que vá dormir cedo). Pela lógica da letra da canção, parece melhor que se trate de uma mentirinha dizendo que dormir bem tarde da noite também seja permitido. Seguindo esse sentido, isso continua sendo mentira, pois é durante o sono, de madrugada, que ocorre o crescimento. É importante descansar. Embora, atualmente, as baladas já atinjam até mesmo as crianças... já não se fazem mais matinês como antigamente.

Trem da Alegria e Sylvinho cantam na estréia do Xou da Xuxa, em 30/6/1986

3 comentários:

  1. "Enganei o bobo
    Na casca do ovo..."

    Quem nunca usou essa frase??!!

    Realmente,sorvete barato tem bastante...
    O Pelé agora só na TV fazendo propagandas!
    Carnaval parece que tem todo o dia,que farra....
    No cinema o máximo que eu vi,é metade do preço para as crianças...
    Não jantar na hora,essa pra mim continua sendo mentira!!!
    Agora,dormir bem tarde é comigo!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Tocou em 1º de abril de 2007 no Xou Xuxa Festa aqui em Sampa antes da abertura, foi o máximo ver os "altinhos cantando"

    ResponderExcluir
  3. Clássico!! Adoro esta música.

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...