LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

04/07/2008

HE-MAN


01. HE-MAN
Duração: 03:22
Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas



No mundo de Etérnia bem distante daqui
Na luta pela paz um guardião vai surgir
A força e a coragem, ele nasceu para o bem
Os músculos de aço, nosso herói é He-Man

Aponta para o céu a sua espada a brilhar
E entre raios e trovões um campeão nascerá
Pacato, o seu tigre, vira o Gato Guerreiro
Na luta da justiça se entrega por inteiro

(2x)
Eu tenho a força, sou invencível
Vamos amigos, unidos venceremos a semente do mal

(2x)
La la la la la la la la la la la
La la la la la la la la la la He-man!

“Pelos poderes de Greyskull!”

Mandíbula, Maligna e as forças do mal
O plano do Esqueleto poderá ser fatal
Segredos do castelo ele quer conseguir
Planeja mil trapaças, nunca vai desistir

Zohar, Mentor e Teela são as forças do bem
Amigos da verdade, eles não temem ninguém
O Gorpo gira, gira, pro feitiço quebrar
He-Man com sua espada faz a guerra acabar

(2x)
Eu tenho a força, sou invencível
Vamos amigos, unidos venceremos a semente do mal

(2x)
La la la la la la la la la la la
La la la la la la la la la la He-man!

“Pela honra de Greyskull!”

(2x)
La la la la la la la la la la la
La la la la la la la la la la He-man!

COMENTÁRIOS



Estamos falando de um verdadeiro marco na carreira do Trem da Alegria. He-Man é mais do que uma simples música infantil, é um verdadeiro hino para uma geração de crianças que cantou, dançou e ergueu suas espadinhas de plástico.

Para chegar até aí, primeiro é preciso falar do desenho animado. He-Man e os Mestres do Universo foi uma série animada produzida entre 1983 e 1985 pela Filmation Studios, com 130 episódios, e exibida no Brasil dentro dos programas Balão Mágico e Xou da Xuxa, na TV Globo. Atualmente, a Record detém os direitos de exibição do desenho, que também foi lançado em DVD para os aficcionados. Além da sua sinopse original, um detalhe marcante era a lição de moral que He-Man dava às crianças no final de cada episódio, sempre ligando a situação vivida por ele naquele dia com algo real e concreto que poderia acontecer com a molecada.

He-Man vive no planeta Etérnia, comandado pelo rei Randor. É um mundo de aparência medieval, com tecnologias avançadas e habitado por seres mágicos. Esqueleto, o vilão, quer dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de todo o universo. Mas He-Man, cuja identidade secreta é Adam, o príncipe filho de Randor, é o guardião do universo contra Esqueleto e suas forças do mal (formadas por Mandíbula, Maligna, Homem-Fera, Triclope e muitos outros). Só que ninguém sabe que Adam é He-Man, e para manter tudo em segredo, Adam se faz de preguiçoso e covarde, o que causa raiva em Teela, capitã da guarda real, e desgosto em Randor. A Feiticeira Zoar, que se transforma em águia quando necessário, é a guardiã do castelo de Grayskull. Ela também é a mãe de Teela, adotada por Mentor. Somente três pessoas conhecem o segredo de Adam: Gorpo, Mentor e Zoar.


Trem da Alegria vestindo os figurinos de He Man com Elba Ramalho (acima) e Luiz Caldas (abaixo) nos bastidores do Cassino do Chacrinha, gravado no Teatro Fênix



He-Man fazia enorme sucesso entre a garotada que não desgrudava os olhos da televisão, quando a Xuxa anunciava o xuper desenho. Pensando nisso, os compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas tiveram uma inspiração muito engenhosa: a combinação do ritmo e arranjos contagiantes e trinufantes (por obra, mais uma vez, de Lincoln Olivetti) com uma letra criativa, que cita praticamente todos os personagens do desenho, os bons e os maus, os bordões do herói, o enredo que envolve a ação e a ética da justiça, do amor e da paz, que devem prevalecer. O preciosismo era tanto que não se esqueceram do personagem secundário Gato Guerreiro, o tigre, e da Semente do Mal, vilão que apareceu num único episódio, e que foi referido no refrão.

Luciano: "Pelos poderes de Greyskull!"



A idéia deu tão certo que foi repetida nos discos seguintes do Trem, em canções como Thundercats, Jaspion-Changeman e Tartarugas Ninja, alcançando sempre bons resultados. Mas He-Man marcou mais, ao passo que a fórmula de homenagear heróis foi se saturando com o tempo.



O disco abaixo era um compacto promocional distribuído
como brinde pelo supermercado Sendas do Rio de Janeiro


Montagens com cenas da divulgação da música na televisão:






YOUTUBE BÔNUS


Videoclipe de He-Man

Apresentação do Trem da Alegria no 1º programa Xou da Xuxa

Aniversário do Fantasma - Os Trapalhões. O Trem da Alegria canta no final da esquete

Trem da Alegria canta He-Man ao vivo num show realizado no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, 1987

Trem da Alegria no Maracanã em 1987 Trem da Alegria no Qual é a Música O que dizer depois disso tudo? Somente repetir as palavras ditas certa vez por Luciano Nassyn:"He-Man é f***!!!"

11 comentários:

  1. Lalalalalalalalalala He-man!!!

    Meu comentario não será muito próprio do Trem, pois já disse em outros comentarios, que eu só escutava as músicas de 85 e 88 do Trem da Alegria. Descobri essa música agora que voltei a escutar o Trem da Alegria de novo. Na minha infância eu não ouvia essa música, minha mãe até falou que na época essa música tocava muito em emissoras de rádio. Bom...se eu ouvi em alguma rádio eu não me lembro...!
    Agora... sobre o He-man desenho posso falar mais coisa, tipo:
    Eu tinha o bonequinho do He-man e o esqueleto. Quem não se lembra do filme do He-man que a globo sempre reprisa, com o ator Dolph Lundgren, que era o He-man no filme? Esse eu via muito também. Interessante o fato do desenho sobre a lição de moral que passa no final de cada episódio. Hoje em dia temos desenhos que inspiram totalmente contrario aos valores morais. Heróis não existem mais em desenhos, agora os vilões são os adorados pela molecada. Tanto em desenhos quanto em filmes. Hoje em dia passa filmes onde a personagem é um tirano, que passa pelas ruas com seu carro turbinado, fugindo da polícia, com suas metralhadoras, sai atirando pra todo lado...resumindo...totalmente inspirado na violência...e é isso que nossas crianças estão curtindo...ah! Sem falar do Sexo...
    Daí já sí entra num assunto bem mais profundo, porque, se ligamos a tv hoje e presenciamos tanta coisa ruim, a sociedade deveria parar de ser hipócrita e parar de financiar a violência e o sexo.
    Temos que tomar cuidado com oque colocamos dentro de nossas casas através da tv, do radio, da internet. Só vou dar um exemplo pra terminar: Que tipo de filme vc tem gastado seu dinheiro para assistir? Filmes que te ensinam valores de vida ou que fazem vc perder tempo sem vc perceber? Filmes que não te trazem nada de inovação moral?

    Bom...voltando ao He-man... Naquela época tinham bons desenhos para a criançada assistir e ter uma boa lição de vida para elas. Garantindo uma boa infância, com muita simplicidade e Alegria.
    Falando mais do Trem, Luciano tocando essa música numa versão atualizada do estilo rock é muito show!!!
    É isso...!!!
    Abraços Hamilton e a todos que visitam este blog.

    ResponderExcluir
  2. Só queria dar uma de nerdão e tecer umas considerações sobre a Feiticeira: o nome dela não era Zoar -- embora em algumas edições do gibi ela fosse chamada assim, no desenho ela era conhecida simplesmente como "A Feiticeira" ("The Sorceress"). Em outro episódio ela conta sua origem a He-Man e diz que seu nome de batismo é Teela Nar. E, em um episódio anterior, ela revela que é a mãe de Teela (ou Tila, dependendo de quem traduzia a revista) a esta e a He-Man, mas fazendo a filha esquecer disso logo em seguida.

    Zoar era, na verdade, o nome do falcão em que ela se transformava, falcão este que os eternianos (com exceção de He-Man/Adam, Mentor e Gorpo) não sabiam que era a Feiticeira. O desenho não deixa muito claro, mas parece que eles achavam que Zoar era algum tipo de criatura mística, elemental, espiritual ou o que fosse, que surgia para ajudar os defensores de Etérnia em momentos de necessidade. A Feiticeira não tinha poderes longe do Castelo de Grayskull, mas, por algum motivo, os mantinha transformada em pássaro.

    Obrigado pela atenção, e até outro dia!

    ResponderExcluir
  3. Po inacerditável, o Rick Bueno ex-membro do Trem nao conhecia o classicasso He-Man?!

    ResponderExcluir
  4. Opa, a música He-Man tem sido um dos pontos altos do Show de Rick Bueno. Ele tem tocado várias músicas do Trem com seu estilo rock-punk...
    http://www.youtube.com/watch?v=S7D4YIgUn2k&feature=mfu_in_order&list=UL

    ResponderExcluir
  5. Clássico!! Laralaralalalaiaia, He.man!

    Pela honra de Greskuul!! (adoro)

    ResponderExcluir
  6. O luciano e a vanessa ja namoraram?

    ResponderExcluir
  7. Essa música era obrigatória nas minhas festinhas de aniversário! Adoro!

    ResponderExcluir
  8. pena que não tem essa música no spotify :(

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre cantei SERPENTE do mal, por achar que era uma alusão à Montanha da Serpente.
    Quando adulta descobri que era semente, concluí que "unidos venceremos a semente do mal" não caía bem pro refrão, porque He-Man e Esqueleto trabalharam juntos para derrotar um personagem com esse nome.

    ResponderExcluir
  10. Tinham que fazer um mashup dessa música - o HEMAN do Trem da Alegria - com o MACHOMAN do Village People! (anos depois, veio o Robocop Gay dos Mamonas Assassinas)

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...