09. PÁSSARO AZUL
Duração:
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Eu sei uma estória
Vem correndo, vem depressa, vou contar
Na trilha do vento
Você pode encontrar o amor
(refrão)
Voa pássaro azul
Voa de norte a sul
Traz pra sempre a esperança
Faz o mundo criança
Num abraço bem forte
Traz pra sempre a sorte pra mim
Não deixe o sonho acabar
Meu lindo pássaro azul
Solto pelo ar
Fazendo a vida sempre mais bonita
Voa canção
E leva o meu coração
Faz brilhar a paz
Que a vida é de quem nela acredita
(refrão)
COMENTÁRIOS

Patrícia estava saindo do grupo em 1987. Não era a mais velha integrante, porém já tinha crescido mais do que os outros e a gravadora e os produtores já previam uma carreira solo de muito sucesso da garota, que anos depois adotaria o nome Patrícia Marx. Naquele mesmo ano de 1987, a RCA lançou o primeiro disco solo de Patrícia, "Paty", que estourou com a música Festa do Amor. Por causa disso, como já dissemos, sua participação no disco do Trem foi limitada, a fim de que não prejudicasse a divulgação do disco do Trem e os trabalhos de seu próprio disco.

Vanessa assumiu com muita competência a primeira voz feminina do grupo nas músicas de trabalho, mas Patrícia não estava abandonando os duetos com Luciano. Ela estava presente no "recheio" do disco. E que "recheio"! Pássaro Azul é uma das melhores músicas do álbum, uma bonita canção de sonhos infantis que traz Patrícia em sua melhor forma. Sem dúvida, sua melhor participação neste álbum.
Mas e o tal pássaro azul?
A inspiração de Sullivan e Massadas veio do filme de mesmo nome feito em 1940 pela encantadora Shirley Temple. O filme conta a história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que, após ficarem sozinhos quando o pai, soldado, deixa a casa para ir à guerra contra Napoleão, são levados por uma fada para uma incrível viagem pelo passado, presente e futuro, em busca do Pássaro Azul da Felicidade.

O filme, que passava muito na Sessão da Tarde, por sua vez, foi inspirado na peça L'Oiseau Bleu, do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, escrita originalmente em francês, e que ganhou diversas adaptações inclusive para ópera.
Na mesma idéia e com o mesmo tema de Pássaro Azul, Dona Felicidade também caberia muito bem para ilustrar o enredo da peça e do belíssimo filme clássico que inspiraram os compositores e fazem arrepiar na voz de Patrícia.
Com certeza uma excelente musica. Luciano e Patricia afinadissimos. Uma das minhas preferidas.
ResponderExcluiressa música já foi minha preferida um dia...hehe
ResponderExcluirA mensagem dela é muito bonita! =)
Música linda, linda!!! E que marcou minha infância.
ResponderExcluirHj tive a oportunidade de assistir ao filme, que também me encantou.
Na parte 'num abraço bem forte
ResponderExcluirtraz pra sempre a sorte pra mim' é a voz da Vanesa, não?
Muito legal essa musica. sempre achei ela linda. e vendo a historia dessa composição, o refrao traduz bem o momento vivido pela paty " traz pra sempre a sorte pra mim". e deu muita sorte msm pois sua carreira solo decolou. achei incrivel a coincidencia. ate me arrepiei lendo. amei.
ResponderExcluirFiquei tão curioso que procurei o filme na net, achei, assisti e gostei. Um filme ingênuo, mas que passa uma mensagem muito bonita, assim como a música.
ResponderExcluirEstêvão Lee
Só Podia Ser Do Sullivan e Massadas.
ResponderExcluir