LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

05/04/2009

PÁSSARO AZUL


09. PÁSSARO AZUL
Duração:
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas

Eu sei uma estória
Vem correndo, vem depressa, vou contar
Na trilha do vento
Você pode encontrar o amor

(refrão)
Voa pássaro azul
Voa de norte a sul
Traz pra sempre a esperança
Faz o mundo criança
Num abraço bem forte
Traz pra sempre a sorte pra mim

Não deixe o sonho acabar
Meu lindo pássaro azul
Solto pelo ar
Fazendo a vida sempre mais bonita
Voa canção
E leva o meu coração
Faz brilhar a paz
Que a vida é de quem nela acredita

(refrão)

COMENTÁRIOS



Patrícia estava saindo do grupo em 1987. Não era a mais velha integrante, porém já tinha crescido mais do que os outros e a gravadora e os produtores já previam uma carreira solo de muito sucesso da garota, que anos depois adotaria o nome Patrícia Marx. Naquele mesmo ano de 1987, a RCA lançou o primeiro disco solo de Patrícia, "Paty", que estourou com a música Festa do Amor. Por causa disso, como já dissemos, sua participação no disco do Trem foi limitada, a fim de que não prejudicasse a divulgação do disco do Trem e os trabalhos de seu próprio disco.



Vanessa assumiu com muita competência a primeira voz feminina do grupo nas músicas de trabalho, mas Patrícia não estava abandonando os duetos com Luciano. Ela estava presente no "recheio" do disco. E que "recheio"! Pássaro Azul é uma das melhores músicas do álbum, uma bonita canção de sonhos infantis que traz Patrícia em sua melhor forma. Sem dúvida, sua melhor participação neste álbum.

Mas e o tal pássaro azul?

A inspiração de Sullivan e Massadas veio do filme de mesmo nome feito em 1940 pela encantadora Shirley Temple. O filme conta a história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que, após ficarem sozinhos quando o pai, soldado, deixa a casa para ir à guerra contra Napoleão, são levados por uma fada para uma incrível viagem pelo passado, presente e futuro, em busca do Pássaro Azul da Felicidade.



O filme, que passava muito na Sessão da Tarde, por sua vez, foi inspirado na peça L'Oiseau Bleu, do dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, escrita originalmente em francês, e que ganhou diversas adaptações inclusive para ópera.

Na mesma idéia e com o mesmo tema de Pássaro Azul, Dona Felicidade também caberia muito bem para ilustrar o enredo da peça e do belíssimo filme clássico que inspiraram os compositores e fazem arrepiar na voz de Patrícia.

7 comentários:

  1. Com certeza uma excelente musica. Luciano e Patricia afinadissimos. Uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  2. essa música já foi minha preferida um dia...hehe
    A mensagem dela é muito bonita! =)

    ResponderExcluir
  3. Música linda, linda!!! E que marcou minha infância.
    Hj tive a oportunidade de assistir ao filme, que também me encantou.

    ResponderExcluir
  4. Na parte 'num abraço bem forte
    traz pra sempre a sorte pra mim' é a voz da Vanesa, não?

    ResponderExcluir
  5. Muito legal essa musica. sempre achei ela linda. e vendo a historia dessa composição, o refrao traduz bem o momento vivido pela paty " traz pra sempre a sorte pra mim". e deu muita sorte msm pois sua carreira solo decolou. achei incrivel a coincidencia. ate me arrepiei lendo. amei.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei tão curioso que procurei o filme na net, achei, assisti e gostei. Um filme ingênuo, mas que passa uma mensagem muito bonita, assim como a música.
    Estêvão Lee

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...