06. ZÉ GRANDÃO
Duração: 03:43
Compositores: Ed Wilson e Carlos Colla
Não me bate que eu chamo o meu irmão
Zé Grandão, Zé Grandão
Não se mete porque ele te mete a mão
Zé Grandão, Zé Grandão
Outro dia ele amassou um caminhão
Só com um beliscão
Deu um chute com a ponta do dedão
Num tijolo e acertou um avião
(refrão)
Deu um pum e derrubou um quarteirão
Que explosão, que explosão
Come um balde de espinafre e macarrão
Come um vidro de pimenta com feijão
(2x)
Sabe karatê, luta kung-fu
Tem mais força que um boi zebu
Mas o coração dele é deste tamanhão
No fundo ele é um amigão
COMENTÁRIOS
Canção mais voltada para os meninos do que para as meninas. Canta na primeira parte Luciano e, na segunda, Juninho Bill. Os refrões são cantados em coro, sendo neles bastante perceptível a voz da Fabíola.
Nas rodinhas de meninos, quem possuía irmão mais velho podia tirar vantagem disso, dizendo que o irmão era mais forte, mais inteligente, mais bravo... mesmo que não fosse verdade, ou que o irmão simplesmente fosse um chato que só azucrinasse o pobre irmãozinho mais novo.
O fato é que irmão mais velho, além de bom parceiro para brincadeiras e uma boa amizade, apesar de eventuais brigas e rivalidades, também era um alvo de admiração e fonte de inspiração mais próximo para o garotinho do que seu pai.

Entre meninos mais valentes, o irmão mais velho era sempre citado como se estivesse fazendo referência a um protetor, cão de guarda, guarda-costas. Afinal, entre "homens" não ficava bem, depois de certa idade, ficar pedindo proteção à mamãe.
Zé Grandão é uma música que retrata tudo isso. Trata-se de um menino contando vantagem para os demais, ressaltando todas as características desejáveis para um bom irmão protetor: sabe brigar, é grandão, valentão e é forçudo. E está pronto para vir em socorro do irmão menor e tirá-lo de qualquer encrenca.
Eu acho essa música bem exagerada...
ResponderExcluirEssa é a 1ª música do LP em que escutamos da Fabíola mesmo...=)