LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

15/01/2012

1989 - Trem da Alegria


O show tem que continuar. Com esse espírito o Trem da Alegria buscou se renovar e continuar sua trajetória após a saída de Vanessa e Luciano do grupo. A gravadora RCA tinha planos para eles, que continuaram aparecendo e participando de programas de televisão ao longo de 1989. Eles não pararam e o Trem não parou sem eles.

Para não parar, trouxe um novo integrante: Rubinho. Ruben Mateus Fernando Cabrera, natural do Paraná, de mãe brasileira e pai uruguaio, foi escolhido entre mais de 600 crianças para embarcar no Trem. Sua participação era crucial para que o grupo continuasse dando certo, afinal de contas ele passaria a fazer a primeira voz masculina e teria a responsabilidade de substituir Luciano, muito carismático. Como o Trem já tinha desde 1988 a pequena Amanda, decidiu-se não trazer nenhuma menina, e assim a patota voltaria a ter formação de trio com dois meninos e uma menina, do mesmo jeito que era em 1985, quando Juninho Bill juntou-se a Patricia e Luciano e o Trem da Alegria começou.

A chegada de Rubinho foi anunciada no começo de 1989. Até então, Amanda e Juninho foram levando sozinhos, cantando Pra Ver se Cola em aparições no Xou da Xuxa. Nas rádios, o primeiro hit do ano, Jaspion-Changeman, já começava a tocar.

"A minha idéia era ser músico, mas estou curtindo a minha experiência como cantor e estou adorando participar do Trem da Alegria"
Rubinho, março de 1989

O LP de 1989 trazia 14 faixas, todas elas com uma pegada mais infantil do que o anterior. Uma das faixas, Amigo Peludo, trazia os vocais de Vanessa e possivelmente era sobra produzida para o disco anterior e que acabou entrando neste.

Boa parte dos antigos fãs do Trem da Alegria cresceram junto com Patricia, Vanessa e Luciano e, com a saída destes, não mais acompanhariam o grupo. Era necessário conquistar novos ouvintes, a criançada que iria também curtir e crescer junto com Amanda, Bill e Rubinho. A permanência de Juninho, considerado até pelos outros integrantes do grupo como o mais querido do público, dava o toque final para continuar cativando os fãs antigos. E assim foi feito.

"O Trem da Alegria deixa de lado as músicas de temática adolescente que introduziu no disco do ano passado e investe pesado, novamente, no público de menos de 12 anos."
Revista Veja, 29 de março de 1989

De participações especiais o álbum contou com a tradicional presença de Xuxa e do Ultraje a Rigor numa faixa roqueira, composta pelo vocalista Roger especialmente para o público infantil. Roger voltaria a compor para crianças vinte anos depois, quando participou do disco da estrela mirim Maísa.

"E ATENÇÃO: dificilmente você vai ouvir outra música naquelas horas do dia que pertencem às crianças. Não adianta fugir ou apelar para o sobrinho exemplar que só ouve música clássica ou o filhinho esperto que gosta de rock progressivo. Nas estações, de rádio e do ano, vai rolar muito TREM DA ALEGRIA"
release do departamento de imprensa da gravadora RCA/Ariola, março de 1989

Quem adquiriu o LP na primeira remessa recebeu junto um cupom para responder e enviar pelo correio. Era uma mini-pesquisa perguntando algumas coisas para as crianças que abriam o disco, tais como as músicas preferidas e os presentes que desejavam ganhar. Quem mandava o cupom recebia de volta pôsteres autografados da Amanda, do Juninho, do Rubinho e até do Jaspion.



MÚSICAS DE TRABALHO
Jaspion-Changeman
Pula Corda
Macarrone
Jandira

FICHA TÉCNICA
Direção artística: Miguel Plopschi
Produção executiva: Michael Sullivan
Arranjos: Lincoln Olivetti - Roupa Nova
Técnicos de gravação: Lincoln Olivetti - Felipe - Franklin Garrido - Dalton Rieffel
Mixagem: Lincoln Olivetti - Flávio Sena - Franklin Garrido - Júnior Mendes nas músicas: Que Felicidade e Família Buscapé
Corte efetuado com Zuma Masterling Computer: José Oswaldo Martins
Montagem: Everaldo Ferreira
Arregimentação: Jorge Correa - Gilberto D'Ávila
Gravado e mixado no Estúdio Lincoln Olivetti: Jaspion-Changeman - Macarrone - Família Buscapé - Que Felicidade - Viagem Para as Estrelas
Participações Especiais:
PULA CORDA: XUXA, gentilmente cedida pela Som Livre
JANDIRA: ULTRAJE A RIGOR, gentilmente cedido por WEA
Roger: guitarra, berrante e voz
Leospa: bateria
Maurício: baixo e vocal
Serginho Serra: guitarra solo
Músicos:
Lincoln Olivetti: teclados nas músicas Jaspion-Changeman - Macarrone - Família Buscapé - Que Felicidade - Viagem Para as Estrelas
Cleberson Horsth (teclados) - Kiko (guitarra) - Serginho (bateria) - Paulinho (percussão) - Nando (baixo) - Ricardo Feghali (teclados) nas músicas Meu Pintinho - O Elefante e a Formiguinha - Meu Gato - Amigo Peludo - O Rolha de Posso - Pula Corda - Tudo é Vida - A Tabuada
Coro: Roberto Correa - Ronaldo Correa - Renata Moraes - Viviane - Gerli Moraes - Bartholomeu Sérgio - Cristina Correa - Jorge Rodrigues - Barbara Pinto - Mariza de Moraes - Jorge Correa - Jorge Ferreira - Renata - Gabriela - Tatiana - Cristiane - Diego - Ed Wilson - Leonardo - Pedro
Tutuca: teclados nas músicas Amigo Peludo - O Rolha de Poço - Meu Pintinho - Meu Gato, efeitos em Família Buscapé, bandolim em Macarrone, e trompa, em Jandira
Vanessa: vocal em Amigo Peludo

Capa: Bethy Levacov / Monica Neves
Projeto Gráfico: Tira-Linhas Studio
Foto: Isabel Garcia
Cabelo/Maquiagem: Jesus
Sapatos: Candida Andrade
Supervisão Gráfica: André Teixeira

Vendagem: 500 mil


9 comentários:

  1. Obrigado por essa postagem hamilton! Adoro essa formação e adoro esse disco!

    ResponderExcluir
  2. Nossa nunca passou pela minha cabeça q este disco tinha esta historia toda. e esse lance da pesquisa entao? fiquei passada com a foto. nao me diga q esse cupom e seu? se for esta muito bem conservado, e muito boa a ideia de fotografar e guardar. eu ganhei esse disco no dia 11 de setembro de 1989, entao peguei a fase sem cupom. muito bom saber de tudo isso. adorei.

    ResponderExcluir
  3. E assim caminha a humanidade: distanciando-se do que é puro e se aproximando do abismo. Que saudades daquele tempo onde musica de criança era bem diferente destas nojeiras de hoje.

    ResponderExcluir
  4. não dá para salvar no computador o texto...que palha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser salvar o texto, você pode imprimir a página em PDF. A opção de selecionar está bloqueada porque já tive problemas com gente que copiou o texto para publicar em outros sites sem autorização.

      Excluir
  5. na música amigo peludo quem canta é a amanda, não a vanessa, a voz não tem nada a ver.

    ResponderExcluir
  6. Hamilton, vc tem precisão de quando os outros albuns vão ficar pronto?

    ResponderExcluir
  7. Ótimo trabalho!!! gostaria de ver o release do anos 1990 e 1991!!!! João Victor Barbosa Ferreira

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog um excelente trabalho.
    Fiquei impressionado como conseguiste garimpar a segunda voz inconfundível da vanessa na canção "amigo peludo". Mas entendo, sei de ouvido quando é o roupa nova tocando pra eles.

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...