LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

17/05/2009

CEGONHA SEM VERGONHA

10. CEGONHA SEM VERGONHA
Duração: 03:34
Compositores: Carlos Fernando / Tony Silva

Mamãe me disse que no dia que eu nasci
Dona Cegonha quem me trouxe de encomenda
Vim de bem longe amarrada pelo bico
Num lençol branco embrulhado igual merenda

Mamãe me diz que agora vem um irmãozinho
Que ela comeu só pra crescer sua barriga
Pra alimentar esse neném que vai nascer
Ela não sabe que essa estória é tão antiga

(refrão 2x)
Dona Cegonha
Toma vergonha
Passando trote
Coisa assim nunca se viu
Dona Cegonha
Toma vergonha
Criança agora
Já está no ano 2000

COMENTÁRIOS

Chegou a vez dela: Fabíola! Talvez a mais misteriosa integrante do Trem da Alegria, por conta de sua curta participação e da falta de informações em relação à sua carreira posterior. Aqui ela faz sua primeira efetiva participação, num dueto com Juninho Bill.


Fabíola na contra-capa do LP promocional de Thundercats.

A amazonense Fabíola Braga, foi a mais jovem integrante do Trem, com apenas 6 anos de idade. Ingressou no grupo após uma seleção, na qual encantou o ator Lúcio Mauro e o diretor da TV Globo Walter Lacet. Com seu ingresso no Trem, a idéia era torná-lo mais jovem, já que os principais integrantes estavam ingressando na adolescência. Patrícia fazia sua última participação no grupo nesse disco e, inevitavelmente, em breve Luciano e Vanessa também teriam que deixá-lo. Assim, Fabíola e Juninho Bill seriam os responsáveis por levar adiante o Trem da Alegria, numa segunda fase, o que acabaria não acontecendo, em razão da saída de Fabíola do grupo ainda naquele ano de 1987.

Fabíola com uma voz afinadinha e bem infantil, faz o papel da menina espertinha, que está na idade dos "porquês" e começa a tentar descobrir a resposta para suas curiosidades. No caso, de onde vem os bebês. A mãe conta a história clássica da cegonha, e justifica a barriga grande como conseqüência de quem come demais...

Querendo se mostrar uma criança crescidinha, já não acredita muito nisso e acha que a história da cegonha não passa de um "trote". Assim, ela e Juninho Bill, já acostumado a cantar as músicas com temas mais engraçados, resolvem protestar contra a sem-vergonhice da cegonha, que fica contando mentiras para a criançada. Mas, afinal, de onde vem os bebês? Isso, eles ainda não sabiam, mas o que importava mesmo é que estavam sendo o tempo todo enganados, mas que absurdo!

Na década de 80, o terceiro milênio ainda era algo distante e passava a esperança de ser uma época utópica de modernidade. Por isso, a "criança do ano 2000" era sinônimo de uma criança esperta, inteligente e antenada. Uma criança "prafrentex", enfim. O ano 2000 era o sonho dourado daquela geração.

* Após deixar o grupo Trem da Alegria, Fabíola continuou se apresentando em programas de televisão. Em 1989, gravou, com seu irmão Riquinho e Michelle Jordan, outra cantora mirim, o LP "Fabíola e os Heróis do Futuro", lançado pela gravadora PolyGram. Com seu novo grupo, Fabíola se apresentou diversas vezes nos programas infantis da época. Atualmente, Fabíola é missionária evangélica.

7 comentários:

  1. Fabíola.......=/
    Ainda bem que nessa época eles ainda não sabiam! =D

    ResponderExcluir
  2. Puxa...que legal essa pequena lembrança desta parte tão importante acerca da minha curta, mais intenssa participação no Grupo Trêm da Alegria. Sinto-me lisongeada, Hamilton. Valew mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. É sempre muito bom dar uma passada nesse blog e matar a saldade dessa deliciosa epoca da nossa infancia. Brigada por todo o carinho dispensado a toda turma! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. O fabiola sou de manaus.... Atualmente vc mora em que cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anônimo, moro na capital do amazonas, Manaus...desculpe a demora na resposta, so agora vi a pergunta. As ordens!

      Excluir
  5. Sim Milton Marcelino. fabiola.bragagospel1000zik@gmail.com/ Estou as ordens!

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...