LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

14/01/2009

SEU PORQUINHO


05. SEU PORQUINHO
Duração: 03:05
Compositores: Leo e Dudu Bastos

Seu Porquinho é engraçado
E anda sempre rebolando
E na lama vive sempre se deitando
Pra comer nunca tem hora
O bagaço joga fora
Sem dieta Seu Porquinho
Come à beça

Ele nunca toma banho
E seu cheiro já tem fama
Seu perfume é se cobrir
Todo de lama

Seu rabinho é um saca-rolha
Seu nariz é uma tomada
Ronca, ronca e pesa uma tonelada

O seu negócio é mastigar
Encher a pança até não mais parar
De boca cheia sempre quer mais
De tão redondo parece bola de gás

(refrão 2x)
En, en, engorda
Come tudo que encontrar
En, en, engorda
Come, come sem parar

COMENTÁRIOS

Cantam, pela ordem, Luciano, Patrícia, Juninho Bill e Vanessa.

Nesta música é prestada uma homenagem ao produtor musical e compositor Michael Sullivan, apelidado de Porquinho. Obviamente, a idéia não é dizer que o grande parceiro de Paulo Massadas é sujo, folgado ou comilão, mas tratar de forma caricata o animal, chamando-o de "Seu Porquinho". Uma "piada interna", digamos assim. Pelas crianças do Trem da Alegria, Sullivan era chamado de Tio Porquinho, conforme o encarte do LP de 1988.

Vamos aproveitar esse momento para falar um pouco de Michael Sullivan e de sua parceria com Paulo Massadas.



Sullivan é pernambucano, e seu nome verdadeiro é Ivanilton de Souza Lima, alterado para um nome americano para "combinar mais com música". Integrou diversas bandas como Renato e Seus Blue Caps e, entre 1980 e 1986, The Fevers.

O grande sucesso, no entanto, foi como compositor. Durante toda a década de 80 e boa parte da de 90, emplacou centenas de hits em parceria com o carioca Paulo Massadas. A parceria começou em 1979 e durou dezesseis anos. O primeiro sucesso foi Me dê Motivo, com Tim Maia, de 1983. Sullivan e Massadas foram parar no Guiness Book como a dupla de compositores que mais gravou músicas, vendeu discos e colocou nas paradas de sucessos o maior número de músicas num curto espaço de tempo. Versáteis, compunham canções de todos os gêneros musicais. Somente músicas infantis foram 350 composições, sobretudo para o Trem da Alegria e a Xuxa.

Falando nisso, foi de Michael Sullivan, como produtor da gravadora RCA, a idéia de criar o grupo musical Trem da Alegria. A base do grupo foi a dupla formada por Patrícia e Luciano, no disco Clube da Criança, como já tratamos aqui. As músicas de Sullivan e Massadas, segundo as contas de Michael, totalizam 70% do repertório do Trem.



Em agosto de 1987, a revista Veja fez uma reportagem com a dupla de compositores, destacando que a cada 5 minutos uma composição de Sullivan e Massadas era executada numa rádio. Na época, eram 15 músicas deles entre as mais tocadas, e estas tocavam 120 vezes por dia. Segundo Miguel Plopschi, diretor da RCA, Sullivan e Massadas eram o "pronto-socorro musical" da gravadora. Dessa reportagem saíram as fotos e ilustrações deste texto.

Consta no site oficial de Michael Sullivan que suas músicas alcançaram paradas de sucesso em mais de 60 países, e venderam mais de 60 milhões de discos, sendo 25 milhões deles apenas da Xuxa. Foram 50 discos de diamante, 270 de platina e 550 de ouro.



Fica, assim, registrado o trabalho importantíssimo feito por Michael Sullivan, produtor de todos os discos do Trem da Alegria e seu principal compositor, juntamente de Paulo Massadas. A eles o agradecimento de todos os que cresceram ouvindo as músicas destes talentosos compositores, até hoje muito regravados.

5 comentários:

  1. Tenho um carinho muito grande por esta musica. É a unica do album em que os 4 integrantes da formação clássica cantam juntos.

    ResponderExcluir
  2. Henrique, os quatro cantaram todos juntos outras músicas, como Alfabeto, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Que eu me lembre, neste album de 1987 apenas esta musica os 4 cantam juntos. E se minha memoria nao esta enganada, no album de 1986so a musica Alfabeto todos cantam!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã dessa música,não acho tão boa!
    ................................
    Nossa...esses dois eram o máximo hein....não escreviam só pro Trem!*_*

    ResponderExcluir
  5. Amo as composições de Michael Sullivan. Em especial "CANTA CANÇÃO, onde reúne vários talentos para ajudar o Nordeste. Amo, também, as que foram gravadas pelo Grupo Roupa Nova.

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...