LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

11/04/2010

PIQUE-PEGA, PIQUE-ESCONDE



02. PIQUE-PEGA PIQUE-ESCONDE

Duração: 03:15
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Solo: Luciano e Vanessa

Se você quer eu vou te pegar
Fecho os olhos já vou contar
Pode tentar correr, se esconder
Que eu espero por você

E se perder a respiração
Posso ouvir o seu coração
Batendo forte agora é pra valer
Pra começar vou te escolher

Vem me pegar
Ela está no seu castelo
Vem me pegar
Ela é tudo o que eu mais quero
Vem me pegar
Pela estrada afora te levar
Uou uou uou uou uou uou uou

Vem me pegar
Te concedo três desejos
Vem me pegar
Quero em troca só um beijo
Vem me pegar
Vou fazer o que você mandar
Uou uou uou uou uou uou uou

(refrão 2x)
Pique, pique-pega só eu e você
Pique pique de esconder
Pique, pique-pega quero te escolher
Com você quero aprender

COMENTÁRIOS

O álbum de 1988 trouxe duas faixas românticas cantadas em dueto por casaizinhos. Uma com foco mais adolescente e outra voltada para crianças. Estamos falando de Pique-Pega, Pique-Esconde e Pra Ver Se Cola, dois dos hits do Trem naquele ano.

Nesta música, Sullivan e Massadas criaram o diálogo imaginário entre dois jovens que estão começando a sentir atração pelo sexo oposto. Não mais como aqueles namoricos de criança, mas já movidos pelas descobertas da adolescência. Por isso o nervosismo, o coração batendo forte e, claro, os amores platônicos, que sonham em tornar realidade: a menina espera em um castelo; o menino acha que ela é o único amor de sua vida e faz tudo por ela.

Claro que os tempos são outros e uma música assim para os adolescentes de hoje, vinte anos depois, que usam "pulseirinhas do sexo", parece inocente demais. Mas se existe algo que é universal e atemporal, esse algo é o amor e os sentimentos a ele relacionados. Por isso essa canção que embalou o primeiro amor de toda uma geração de marmanjões e marmanjonas vai continuar sendo atual.



Luciano é responsável por praticamente toda a performance vocal. É ele quem vai atrás de seu amor e pretende se declarar a ela. Ela, aqui, é Vanessa, cuja participação é limitada ao refrão e aos versos repetidos "vem me pegar", cantados com tamanha afinação que dá vontade de disputá-la com Luciano!...

O título e o refrão se referem às velhas e conhecidas brincadeiras de criança, como se a busca por um par perfeito e todo o "ritual" da conquista fossem mesmo uma perseguição.

Luciano e Vanessa apareciam em programas de TV cantando esta música sem a presença de Amanda e Juninho Bill no palco. Aos dois menores, coube a outra canção romântica, de tremendo sucesso, desse LP. Falaremos dela mais tarde.

9 comentários:

  1. Falou tudo, Hamilton!!
    Amo essa música!!!E a verdade é q o mundo já foi mto melhor...Essa canção ilustra a noa fase do Lu e da Vanessa, mas p mim, é mais uma das maailhosas canções do lp d 88.
    saudades disso...

    ResponderExcluir
  2. AMEI ESTE SITE QUE FALA SOBRE O TREN DA ALEGRIA, POIS LEBRA TOTALMENTE MINHA INFANCIA É DEZ. EDSON VIEIRA. MANAUS AMAZONAS.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essa musica, amo amo, amo! Alias, eu sei todas de cor!


    Nossa, vou divulgar muito isso aqui para todas as minhas amigas trintonas ^^

    ResponderExcluir
  4. tempo bom q não volta mais, so de ver ate choro de saudades
    muito obrigado e esta de parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. cara...eu tenho 28 anos e peguei o finalzinho do trem da alegria...mas de tao marcantes, suas musicas ecoaram pelos anos seguintes de forma tao inocente que hoje ao escutar cancoes como pique esconde, fecho os olhos e me vejo na casa de minha avo, meus amigos do colegio, minha bola de futebol, minha primeira bicicleta...e a sensacao de que tive uma das ultimas infancias realmente de crianca...estou atualmente revivendo o grupo...incrivel o trabalho do sulivan e massadas...meu deus...verdadeiros icones do cancioneiro popular...esses caram merecem todas as honras pelos servicos prestados a toda esta nacao de maiores abandonados...obrigado senhores...meu coracao hoje eh so saudade.

    ResponderExcluir
  6. Descobri hoje o blog, e como estou feliz. Já o salvei em meus favoritos. Parabéns pela iniciativa e criação do mesmo. Poder relembrar momentos de nossa infância através de músicas que tanto marcaram nossa época, é algo simplesmente sublime. Como era bom o Trem, quanta música boa, sem malícias nem apelos. Passei uma boa parte hoje de dia no Youtube só vendo vídeos do grupo, como foi bom!!! Nossa, estou com os olhos marejados agora, quanta saudade. Saudade de um tempo que não volta mais, saudade de uma infância simples, humilde, porém, muito feliz. E hoje vejo o quanto sou privilegiado por ter vivido essa época e só lamento pelas crianças de hoje em dia, que foram privadas de suas inocências por causa da sociedade e dos tempos maus que vivemos hoje. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. que saudades dos anos 80 dos anos 90 saudade do trem da alegria
    gosto muito dessa musica minha preferida tinha inveja da vanessa cantando essa musica com o luciano as vezes sentia odeio dela...

    ResponderExcluir
  8. Música linda, cantando adelescencia dos anos 80... Saudades!!

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...