LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

11/11/2008

PIUÍ ABACAXI


02. PIUÍ ABACAXI
Duração: 04:16
Compositor: Mendes Junior
Participação Especial: Xuxa – gentilmente cedida pela Sigla – Sistema Globo de Gravações Áudio-Visuais Ltda.

(refrão 2x)
Piuí, Piuí, Piuí Abacaxi
Shock, shock, shock, shock por aí

Eu quero ter a tua companhia
Vem viajar comigo no vagão
Tome um lugar no seu assento
Que o caminho agora é a favor do vento

Depois daquela curva vem um túnel
Peço pra pegar na tua mão
Desce a ladeira o sino toca
Faz meu coração: dim, dim, dim, dim, dom, dom

(refrão 2x)

O Trem da Alegria vai em todo lugar
Ele não pode parar
O Trem da Alegria faz a gente cantar
O mundo inteiro sonhar

(refrão 2x)

COMENTÁRIOS

Um clássico. Divide com Uni Duni Tê o título de hino do Trem da Alegria. Como já havíamos dito, ao comentarmos a música Vai e Vem do álbum de 1985, faltava ao Trem uma música marcante, que tivesse tudo a ver com a temática, digamos, ferroviária do grupo. Afinal de contas, para comparação, A Turma do Balão Mágico tinha a sua canção falando de veículos voadores mais leves que o ar, a famosa Superfantástico. E mesmo o Trem já havia emplacado um sucesso falando de Zeppelin, mas estava devendo algo em relação a trilhos, vagões e marias-fumaças.

Estava. Pois o compositor Junior Mendes (curiosamente creditado como Mendes Junior) deu conta do recado muito bem, gerando esta obra-prima. Ele contou, em depoimento recente, que a música nasceu de uma brincadeira, quando ele observava e acompanhava a bagunça que as crianças faziam em sua casa. Veja abaixo:



Os elementos foram colocados de forma muito feliz, a começar pelo próprio ruído da maria-fumaça, que dá título à canção: piuí abacaxi. O abacaxi também aparece na parte final, já em fade out, como onomatopéia das rodas em contato com os trilhos e dormentes. Fala-se em vagão, sino, túnel... não falta nada para uma ilustração inocente e perfeita de uma romântica viagem de trenzinho pelo interior do Brasil.

E na segunda parte, a necessária menção ao grupo: o Trem da Alegria, que não pode parar e que faz todo mundo sonhar.

O videoclipe oficial foi gravado num circo, contando com entrada triunfal, de limosine, das crianças. Aqui você confere estas raríssimas imagens, direto de nosso acervo:



Xuxa, que não participa do clipe, participou da gravação do disco. Presença muito boa, já que se trata de uma melodia que favorece o seu estilo. Ela voltaria a aparecer no mesmo disco, cantando A Dança do Canguru. Vanessa faz a voz feminina principal, já antevendo a saída de Patrícia do grupo, como já dissemos anteriormente.

Aqui, o Trem da Alegria num show no Maracanã, para um público de 100 mil pessoas que canta junto com eles:

8 comentários:

  1. Dividi mesmo com Uni Duni Tê,mais eu prefiro Uni Duni Tê mesmo!
    É difícil saber qual fez mais sucesso...
    Esses dias eu na perua escolar coloquei algumas músicas do Trem,e percebi que nessas duas músicas,as criancinhas cantaram...(só o refrão!hehe)Fiquei feliz!!!!E teve um menino que ficou pedindo pra voltar He-Man!haha
    Mais as duas músicas são ótimas!!!Embora eu acha que elas não tenham muita noção no refrão....abacaxi...sorvete colorê...haha!Bom,mais vale tudo pra rimar!
    Estranho,nesses dois sucessos terem uma participação especial...hehe

    ResponderExcluir
  2. Esta música marcou minha infância pois foi este o primeiro disco que comprei, sabe de ter ido à loja com minha mãe e escolhido... lembro-me que meus irmãos não aguentavam mais ouví-la.

    Adorei a idéia de comentar as músicas. Eles foram muito bem feitos, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Amo isso tudo...tenho discos deles há mais de 15 anos...Engraçado que eu tinha um cachorro que chamava Piuí...ele ficava nervosos quando cantavamos essa música pra ele...uma graça...Parabéns pelo espaço. Muito legal! Hoje não se vê mais infância como a de antes, era um mundo bem mais fantastico, hoje tudo é cheio de malícia, duplo sentidos...afs...Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. A Xuxa regravou sozinha para o Mundo da Imaginção essa música, e a Amanda cantou recetemente a capela um trecho no TV Xuxa.

    ResponderExcluir
  5. caraka vei eu amo de paixão o trem da alegria tinha dois LPs mas num belo dia de sol eu estava sentada com um dos discos(obs: era oq eu mais gostava) sobre as pernas fiz um pouco de força com os braços e so escutei um crek pronto! ja era quando fui ver o disco estava totalmente despedaçado! chorei por varios dias! depois ganhei o meu outro LP hj ainda guardo a capa deste LP q quebrei! adorei a musica piui abacaxi que vcs postaram
    bjus! Aline Paixão

    ResponderExcluir
  6. Piui Abacaxi é um dos sucessos que eu mais escuto, inclusive é toque do meu cel. Alghumas pessoas me chamam de ridiculo, sem noção, mas nem ligo, escuto, canto e as vezes ate danço. Xuxa sem duvida é um dos ingredientes para o grande sucesso dessa canção!abraços

    ResponderExcluir
  7. Amo!!
    Enviei o mesmo vídeo há pouco para o criador do Blog - pena q acabo de ver que já havia postado a apresentação do Maracanã.
    Um clássico em nossos corações 80's!!
    Clássico!!

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...