LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

11/05/2008

DONA FELICIDADE

02. DONA FELICIDADE
Duração: 03:13
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Participação Especial: Lucinha Lins – gentilmente cedida pela Polygram Discos



Lua lá no céu
Queijo, pão de mel
Na ponta do pincel
Mostra no papel
Aonde encontrar
A tal da dona felicidade

Perguntei pro céu
Perguntei pro mar
Pr’um mágico chinês
Mas parece ninguém sabe
Aonde a felicidade
Resolveu de vez morar

Até que um anjo me disse
Que ela existe
E é tão fácil encontrar
Bem lá no fundo do peito
O amor é feito
É só você se entregar

E você vai ser muito feliz,
É só na vida acreditar
E você vai ser muito feliz,
É só na vida acreditar

COMENTÁRIOS



A segunda faixa do disco de 1985 também é fruto de uma grande inspiração dos hitmakers Sullivan e Massadas. Foi a segunda música de trabalho do grupo, após Uni Duni Tê já ter estourado nas rádios e na televisão. Lincoln Olivetti, encarregado dos arranjos desde o LP Clube da Criança, fez novamente jus à alcunha de "Mago do Pop", com a bela produção nos teclados eletrônicos.

Nem Luciano, nem Patrícia. Quem cantou e muito bem aqui foi Lucinha Lins, que dava seus passos como cantora antes de focar a carreira como atriz global de novelas. No ano seguinte, 1986, assumiria ao lado do marido Cláudio Tovar, o programa infantil Lupu Limpim Clapa Topo na Manchete, no lugar do Clube da Criança (Xuxa sairia rumo ao sucesso na Globo). Lucinha e Cláudio faziam muito sucesso em espetáculos e peças infantis. E o nome estranho do programa era nada menos que os nomes dos apresentadores falados na língua do P.

As crianças marcaram presença no coro, no refrão da música. Mas houve também uma versão de Dona Felicidade apenas com a voz das crianças, para apresentações na TV e shows, sem a presença da Lucinha.

Esta canção foi regravada por Eliana e Angélica, nos anos 90. Eliana chegou a cantá-la durante o carnaval em trios elétricos nos circuitos de Salvador. Dona Felicidade transcendeu o tempo porque é muito boa canção. E até hoje a preferida do Trem de muita gente

Notas: as duas fotos que ilustram este artigo são da capa e da contracapa do disco de divulgação de Dona Felicidade, distribuído pela RCA entre emissoras de rádio por todo o Brasil, antes do lançamento do disco, e que contém apenas esta canção nos dois lados do vinil.
Este vinil pertence a meu acervo e foi adquirido por R$ 2 no Sebo Liberdade, em São Paulo. No selo do disco, a inscrição: "Especial para Promoção - Invendável. Amostra Grátis Tributada". Na capa, três inscrições do antigo dono. À mão, anotado o nome "Itaipu FM" e duas etiquetas de catálogo, uma com a inscrição "IP - 0144 / EST - " e outra com um número 81 bem grande, no canto inferior direito, feitas, provavelmente, para orientar o operador de som da emissora.
Pela foto das crianças na capa, nota-se que vestem roupas da marca Ziggy, confecção infantil que existe até hoje (http://www.ziggy.com.br/).


YOUTUBE BÔNUS

No primeiro programa Lupu Lumpim Clapa Topo, Lucinha Lins e Cláudio Tovar recebem o Trem da Alegria para cantar Dona Felicidade. A música é de 1985, mas o programa é de 1986. Com isso, Vanessa já está integrando o Trem, e as crianças vestem os figurinos daquele disco.


E, em 1985, divulgando o LP no Cassino do Chacrinha, o playback sem a voz da Lucinha Lins

11 comentários:

  1. Bom... como eu já havia falado para o Hamilton, criador deste Blog, eu tinha só 2 albúns do Trem da Alegria, e mais uma fita k7.

    Os discos eram de 1985, esse a qual está sendo comentado, e de 1987, que eu ouvia muito a Orquestra dos Bichos. A fita k7 era gravação do disco de 1988 (esse eu ouvia muito!!!)

    O disco de 1985 eu tenho até hoje, em bom estado, e essa música Dona Felicidade eu gosto por sua mensagem. A última frase da letra deixa bem claro que você tem que acreditar numa vida melhor se quiser viver melhor. A letra fala que ainda seremos felizes, mas eu acho que já somos felizes, só basta acreditar nisto.
    A letra cria aquela cena de uma pessoa a procura da Felicidade, pergunta para um monte gente:

    Perguntei pro céu
    Perguntei pro mar
    Pr’um mágico chinês
    Mas parece ninguém sabe
    Aonde a felicidade
    Resolveu de vez morar

    Sem pensar que a Felicidade estava dentro dela o tempo todo:

    Até que um anjo me disse
    Que ela existe
    E é tão fácil encontrar
    Bem lá no fundo do peito
    O amor é feito
    É só você se entregar

    Muito interessante oque diz essa música.

    Teria que tocar nas rádios hoje em dia pra ver se as pessoas vivam masi felizes!

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu amava o Trem da Alegria, apesar de ser um pouco mais velha, mas já amava ver o Balão Mágico, tinha amor tanto para o BM como para Trem...Tenho saudades...

    ResponderExcluir
  3. A Angélica também gravou essa música, em meados dos anos 90.. Ela cantava no encerramento do programa dela no SBT.

    Valeu, Hamilton!

    ResponderExcluir
  4. Eu ACHO que esa é minha musica favorita... É tão dificil dizer.

    Talvez Zepellin chegue perto, talvez empate... Tão difícil ._.

    ResponderExcluir
  5. Eu nasci em 1989 e apesar de ter tido uma infância feliz e ainda inocente nos anos 90, sinto saudades dos anos 80 como se os tivesse vivido, é impressionante como mesmo sem ter vivdo minha infância nesta década, os vídeos, fotos e tudo mais dela é que me remetem aos meus tempos de criança, por isso sempre que posso estou matando minha "saudade imaginária" vendo e revendo vídeos e escutando as músicas desta década maravilhosa!
    Parabéns pelo blog, esta relamente show, e é com ansiedade que espararei pelo dia 12 de outubro para ver o filme sobre a trajetória do "Trem".
    Até mais...

    ResponderExcluir
  6. É inevitável, SEMPRE me vem lágrimas quando escuto Dona Felicidade. Essa é a música do Trem que mais resume a magia que era ser criança nesse tempo. A voz da Lucinha Lins sobre a melodia me remete a tantas boas lembranças... Como era bom!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa música.Não conhecia a versão sem a voz da Lucinha.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sou professora e estou precisando do playback da música Dona Felicidade para apresentação escolar, alguém tem? Pode enviar para o email: raphaellasabrina@bol.com.br Obrigada, pessoal!

    ResponderExcluir
  9. Tava ouvindo agora mesmo essa faixa,a voz da Lucinha é realmente muito bonita,vou procurar os álbuns que ela lançou para ouvir,segundo a Wikipédia são três. A letra da canção tb é muito bonita,não sei como não foi regravada mais vezes mais recentemente. Adorei as informações,obrigado Hamilton! (Se bem que já tinha lido na época,é pq estou relendo tudo!)

    ResponderExcluir
  10. Essa é realmente uma das melhores musicas do Trem! A melodia é linda! Gostaria de ter ouvido a outra versão desta música.

    ResponderExcluir
  11. Vocês já ouviram o Go Robot dos Red Hot Chili Peppers? O clipe dessa música foi "inspirado" nos Embalos de Sábado À Noite, mas a batida lembra MUITO a Dona Felicidade do Trem da Alegria!

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...