LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

03/08/2011

A BOLA

11. A BOLA
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Duração:03:51

Eu levo chute
Mil cabeçadas
Bato no peito
Faço a jogada
Eu rolo, rolo
Eu pulo, pulo
Bato na trave
Se o jogo é duro

Eu levo bico
Às vezes furo
Se batem forte
Eu pulo o muro
Faço a alegria
Da garotada
Se estou de fora
Não tem pelada

(refrão 2x)
Bola de pano
Bola de meia
Bola de couro
Vai rolando pela areia
Bola na grama
Fazendo o show
Bola na rede
Todo mundo grita gol

Bola para mim
Bola pra você
Bate, bate bola
Que agora eu quero ver
Bola para mim
Bola pra você
Rola, rola a bola
Que a gente vai vencer.

COMENTÁRIOS

Creio que Sullivan e Massadas nunca compuseram uma música com um tema tão simples quanto a bola, um objeto banal, ordinário. Mas a dupla de hitmakers conseguiu bolar uma sacada genial: fez uma canção em primeira pessoa, tendo como narrador a própria redonda, que contava as suas desventuras.

E música se desenrola conforme a pelota descreve a sua vida de bola, sofrida, chutada, cabeçeada, batendo na trave, caindo atrás do muro (que tristeza) e até furando (tristeza ainda maior!).

No refrão, mais uma boa jogada. As crianças exaltam os diversos tipos de bola, de couro, de pano e de meia, e os diversos tipos de pisos, grama e areia (só faltaram o asfalto e o terrão de várzea). Tudo em referência à simplicidade e universalidade do jogo de bola na rua, da pelada no campinho e do futebol no estádio.

O futebol é o jogo mais popular do planeta, sem dúvida a brincadeira preferida dos garotos e também de muitas meninas. Quase todos desenvolvem paixão por um time quando pequenos e levam esse amor até o fim da vida, sonham em jogar futebol e têm um ídolo dentro das quatro linhas.

E o Brasil, na época, superando o trauma das duas derrotas em 82 e 86 com os timaços de Zico e companhia, se preparava para a sonhada conquista do tetra.



No final da música, Luciano imita um locutor de rádio narrando uma jogada envolvendo Bebeto e Renato, que resulta em gol. Os dois eram jogadores do Flamengo naquele tempo, mas também poderiam estar atuando com a camisa canarinho. Isso acaba não ficando muito claro...

Nos vocais, os meninos Luciano e Juninho. O sãopaulino e o santista, que gostavam de jogar bola nos corredores dos hotéis nas turnês do Trem, para loucura dos empresários e gerentes. E vale lembrar que Juninho Bill foi jogador profissional muitos anos depois.

Um comentário:

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...