LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

14/06/2008

1986 - Trem da Alegria



Depois do grande sucesso do primeiro disco, o Trem da Alegria retornou com novidades em 1986. A primeira delas é que chegava uma nova integrante: Vanessa! Aos 12 anos, mesma idade de Luciano e Patrícia, ela, que também havia participado do 1º Festival Internacional da Criança em 1983 no SBT, gravado discos solo e também com o Fofão, foi selecionada por Michael Sullivan em São Paulo, vencendo outras cantoras-mirins. Formava-se, assim, um quarteto.

Em 1986, o Trem apareceu em todos os programas de TV usando um figurino especial, o mesmo usado nas fotos da capa e contracapa do álbum. A roupa mais chamativa era a de Juninho Bill: paletó xadrez, gravata borboleta e cartola. Parecia saído de um desenho animado. As roupas dos outros também era estranha. Parece que disseram a eles "vão ao brechó e escolham o que quiserem, desde que seja preto e branco". Senão, por que raios Vanessa usava minissaia com suspensório e blusa de lã com estrelinhas; Luciano, camisa com bolinhas e Patrícia um colete que nem servia nela?

Outra novidade é que a convidada especial de sempre, a Xuxa, estava deixando a Manchete, onde apresentava o Clube da Criança, para fazer um novo programa na Rede Globo, que estreou no meio do ano. A primeira atração do Xou da Xuxa foi o Trem da Alegria. Em pouco tempo Xuxa começaria a vender discos como água pela Som Livre, gravadora das Organizações Globo. Mas isso não impediu que ela continuasse a participar dos discos do Trem, agora cantando um pouco melhor, com preparação vocal e um pouco mais de técnica.

O disco teve 14 faixas, sendo a última uma versão em karaokê da primeira. A primeira era o carro-chefe do disco, He-Man. Além de Xuxa, participaram do disco Evandro Mesquita, Roupa Nova, Sylvinho do grupo Absyntho e Joe (Joe Eutanasia).

O sucesso foi estrondoso e o Trem da Alegria conseguiu desbancar em vendas o disco d'A Turma do Balão Mágico que, em 1986, lançou seu último trabalho. Era o fim de uma era na música infantil e o começo, definitivamente, de outra. Descia o balão e, da estação, partia o trem para uma longa viagem de sucesso.

A seguir, algumas referências ao álbum de 1986 localizadas via Google no Tablóide Digital, que mostram o estágio da música pop infantil e o contexto social brasileiro na época do lançamento deste disco:



Como crianças e adolescentes são público alvo perseguidos pelos diretores de marketing das gravadoras, a RCA está investindo o que pode para fazer o minigrupo Trem da Alegria correr nos mesmos trilhos do Balão Mágico, embora os vôos do quarteto da CBS estejam, por enquanto, mais altos em termos de consumo. A exemplo da Turma do Balão Mágico, o Trem da Alegria também cresceu para quarteto e, em muitas faixas de seu novo lp tem presenças especiais - como Xuxa ("A Patinha da Vovó" e "Na Casca do Ovo"), Joe ("Tic-Tac do Amor"), Evandro Mesquita, dos Paralamas do Sucesso ("Fera Nenem") e o grupo Roupa Nova ("Zeppelin"). Como se vê, na briga pelo público infantil, vale tudo...

Estado do Paraná, Almanaque, página 2, 18/05/1986)




"Na euforia do Cruzado I, um dos segmentos mais beneficiados foi a indústria fonográfica. Nunca se vendeu tantos discos como no ano passado, ao ponto das gravadoras terem problemas de produção. Por exemplo, pra conseguir prensar um milhão de cópias do disco anual de Roberto Carlos, a CBS teve que conseguir licença especial do então ministro Dilson Funaro, para fazer 500 mil cópias na CBS argentina.Embora a crise pós-Cruzado II tenha seus reflexos na venda dos discos - hoje ao preço de Cz$ 170,00 a Cz$ 250,00 - a indústria fonográfica ainda está reagindo bem.Em relação a 1985, as vendas de discos cresceram em 40% - mas atingindo em agosto o índice de 70%. Já não é incomum ultrapassar a marca do milhão de cópias - como o provam RPM, Xuxa, o Trem da Alegria, Roberto Carlos, Amado Batista e tantos outros campeões."

Estado do Paraná, Almanaque, página 7, 14/05/1987






MÚSICAS DE TRABALHO
He-Man, Fera Nenen, Zeppelin e Na Casca do Ovo.
He-Man ganhou videoclipe.

FICHA TÉCNICA

Direção artística: Miguel Plopschi
Direção de produção: Guti
Produção executiva: Michael Sullivan
Arranjos e regências: Lincoln Olivetti e Ricardo Feghali (Fera Nenén)
Técnicos de gravação: Lincoln Olivetti, Franklin Garrido, Guilherme Reis e Mario Jorge Bruno
Mixagem: Franklin Garrido e Mario Jorge Bruno / Lincoln Olivetti (He Man)

Auxiliares de gravação: Mauro Moraes, Luiz Antunes (Liu), Mario Sartori (Magro) e Luiz Hoffer
Supervisão de estúdio: Edeltrudes Marques (Dudu)
Manutenção do Estúdio: Ricardo Luppi, Walker Caputto e ABD Chaffar Hammury
Montagem: Esveraldo Ferreira
Corte: José Oswaldo Martins
Supervisão de áudio: Gunther J. Kibelkstis
Arregimentação: Gilberto D'Ávila
Foto: Isabel Garcia
Capa: Noguchi

Evandro Mesquita, artista exclusivo EMI-Odeon

Agradecimento especial ao Paulinho Massadas pela força de sempre.

Gravação de base e play-back no estúdio de Lincoln Olivetti
Gravação de voz, coro e mixagem no estúdio da RCA - Rio

Produção visual: Hiluz Del Priori
Assistente de produção: Eva Reich
Maquilagem e cabelo: Jésus
Coordenação: Mônica Neves
Agente artístico: Thema - Rio Produções Artísticas (021) 226-5080

Vendagem: 1 milhão e 100 mil

Meu exemplar:
Capa em estado razoável, com muitos amassados e um nome anotado à caneta na parte da frente (com a etiqueta de preço do sebo colocada por cima). Possui na parte interna etiqueta laranja do supermercado Paes Mendonça com o código de venda do produto. Encarte em melhor estado, porém muito manchado e sujo. Vinil com alguns riscos no lado A e muitos no lado B, inclusive bastante profundos. Valor pago: R$ 3,00 no Sebo Liberdade, Centro de São Paulo.
Em razão da enorme vendagem deste disco, é possível encontrar vários deles em bom estado. Comprei este exemplar em mau estado por impulso, pois foi o primeiro que achei.

Adiciono uma informação: comprei outro exemplar, novíssimo, no Sebo Aliança, na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, por R$ 2,00. Consegui lá, ainda, um press release do disco de 1988 - quando chegarmos nesse disco, revelarei.

11 comentários:

  1. Oi Hamilton,
    Parabéns!Seu blog está muito bom!
    Discografia comentada Legal!
    Como surgiu essa idéia de fazer o Blog?
    Esse disco de 86 marcou muito,mas muito minha infância.
    Eu morava em um sítio e nos domingos ficava ouvindo esse disco,que na época em casa nem tinha vitrola então meu tio me deu uma fita k7 desse disco.
    Mais uma vez Parabéns!
    Beijos meu Amigo.
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse foi só o início de álbum maravilhoso que se destaca por ser o album mais vendido do nosso querido Trem da alegria,desse disco lembro muito de "a boneca e o soldadinho"pois 2 colegas meus cantaram numa apresentação da escola,na época não sabia de quem era a música só fui ouvir dinovo mesmo esse ano! Também nesse ano comprei num cara esse Lp,veio com o encarte e tudo, pana que tem uma dedicatória escrita,mas era o melhor que tinha! Um discasso esse, mereceu muito o disco de diamante por mais de um milhão de cópias vendidas!O Trem definitivamente arrasou com esse LP,bem como o Hamilton com todas essas informações maravilhosas!Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. cara, eh o melhor site/blog sobre o trem da alegria que existe! a ideia de comentar cada album, letra por letra, com curiosidades, interpretacao pessoal, referencias a varias coisas (aos herois, figurino, alguma coisa da epoca, fazendo links), cara, sensacional!! ta de parabens, sem palavras! pura cultura e conhecimento isso aqui! li cada palavra que tu escreveu aqui, continue esse belo trabalho! parabens mesmo! um abraco

    ResponderExcluir
  4. O bom desse disco é que entra uma Fantástica artísta que vai com o Trem até 1988, uma voz pura e notável.
    Eu amo a voz dela no Trem, ainda mais no disco de 1988, ela muito show.
    Vanessa...! Nesse disco a voz solo dela está na música Tartaruga. Vou deixar mais comentários quando o dono Hamilton postar a música.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo o seu Blog Hamilton!!!
    Estou adorando essas informações,pois pra mim são muito boas,já que eu tive o azar de não ter nascido naqueles tempos....
    Esse concerteza foi um dos melhores álbuns que já foi lançado pelo Trem!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse disco, guardado em algum lugar da casa. Minha mãe vive querendo se desfazer dos meus LP's antigos, mas eu não deixo, hehe. Interessante que, apesar do disco ter sido lançado em 1986, continuou fazendo sucesso por vários anos. Tenho uma vaga lembrança de quando ganhei o meu... Suspeito que tenha sido por volta de 89, 90, pq minhas lembranças mais remotas são do meu aniversário de 2 anos em 88.


    Ri muito lendo a descrição das roupas. Sabe que eu nunca pensei nisso?

    ResponderExcluir
  7. trem da alegria a onde eu posso achar seu muito obrigado Gabriel Pouso Alegre Minas Gerais

    ResponderExcluir
  8. Hamilton,sou tão fã do Trem da Alegria quanto você.Tenho muitas fotos,pôsters,cds,LPs... inclusive os compactos do Luciano de 1977 e 1978 e o da Vanessa de 1984,além de várias matérias de jornal e revista.

    Tenho revistas com Patricia na capa,pôster com Luan e Vanessa,etc Muitos desses artigos são repetidos mas por enquanto não estão à venda.
    A maior parte das fotos do Trem da Alegria que você tem eu também tenho,porque sou colecionadora.

    Abrçs.



    ResponderExcluir
  9. que legal! Compartilhe esse material conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar postar algumas fotos.Não dá pra mostrar tudo porque meu acervo é grande e eu tenho preguiça de fotografar.Rs
      Em algumas imagens saem apenas parte da coleção,porque tenho centenas de artigos colecionáveis de vários outros artistas infantis também.
      Abrçs.

      Excluir
  10. Lembro da minha mãe chegando em casa com uma sacola das Lojas Americanas contendo este disco. Mas o que eu tinha, apareceu quebrado misteriosamente. Ainda bem que consegui comprar outro muito bem conservado. Só tem um telefone anotado na capa!

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...