LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

05/05/2018

HOMEM-MORCEGO (BATMAN)

03. HOMEM-MORCEGO (BATMAN)
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas

Batman, Batman, Batman,...

Lá vai o Batmóvel, mais uma missão
Lá vai homem-morcego, nosso guardião
Na vida é preciso
Lutar por uma causa justa

Aquela velha história do bem contra o mal
E a gente torce tanto pra ver o final
Curingas que se cuidem
O nosso herói não foge à luta

(refrão 2x)
Bate mais, meu campeão
Bate mais, meu coração
Bate mais, isso eu quero ver
Bate mais, só quer vencer

COMENTÁRIOS

Mantendo a tradição inciada no álbum de 1986, com He-Man, e seguida em 1987 com Thundercats e 1989 com Jaspion-Changeman, o Trem da Alegria exaltava mais um super-herói em seu LP anual.

Dessa vez, era o Batman o homenageado, em composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas. A letra não é das mais inspiradas, e o refrão recorre à semelhança na sonoridade entre "bate mais" e Batman.

Sem seguir à risca a cartilha, os compositores não rechearam a canção dos elementos da simbologia do personagem-tema. Batmóvel, Batcaverna, cinto de utilidades, e a galeria de vilões como Pinguim, Charada, Mulher Gato, Duas Caras e tantos outros, nada disso foi lembrado. Apenas o arqui-rival Coringa foi citado - se não fosse, seria uma falta gravíssima.

Se nos anos anteriores, os produtores se alimentaram dos personagens de sucesso da televisão, em 1989 todos aguardavam ansiosamente a estreia do novo filme do Batman no cinema, dirigido por Tim Burton, com Michael Keaton como Batman e Jack Nicholson como Coringa.

Assim, o lançamento dessa música não era por acaso. Porém, ao contrário das canções de herói anteriores do Trem da Alegria, que apenas pegavam carona em algum sucesso estabelecido com a garotada, dessa vez "Homem-Morcego" chegava às lojas de disco bem antes da estreia do filme, no vácuo da expectativa e euforia das plateias. 

A consequência disso é que o filme, sombrio e impróprio para crianças, não tinha nenhuma semelhança com o estilo da música, que se aproximava do Batman multicolorido do seriado de 1966 - esse sim, de grande apelo com os pequenos, e que em 1989 ainda era exibido na televisão, pelo SBT. 



"Homem-Morcego", aliás, faz referência direta à clássica série de TV estrelada por Adam West e Burt Ward, especificamente à música-tema e de abertura daquele programa. Incidentalmente, também traz a frase em inglês "atomic batteries to power", frase extraída do seriado, dita por Batman para Robin na partida do Batmóvel da Batcaverna (veja aqui). Não há na ficha técnica do álbum qualquer informação sobre autorização do uso desse áudio nesta faixa, nem mesmo quanto ao uso do nome Batman, que é marca registrada.

Provavelmente, nos dias de hoje, essa música não seria lançada dessa forma, sem antes algumas conversas entre advogados...

2 comentários:

  1. Mas uma otima materia sobre o nosso saudoso trem da alegria... Muito obrigado?!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, não sabia dessa música

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...