LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

12/07/2008

FERA NENEN


02. FERA NENEN
Duração: 03:44
Compositores: Vinicius Cantuária e Evandro Mesquita
Participação Especial: Evandro Mesquita – artista exclusivo EMI-Odeon

“E - Salve, salve Juninho, como é que é, tudo bem?
J - É... mais ou menos
E - Ué, por que, irmãozinho, que cara é essa?
J - Sabe o que é, Evandro, eu quero é ser presidente do Brasil
E - Ei, diz aí então, me conta”

Hoje acordei e ouvi no rádio
Alguém dizia que o mundo ia mal
Que entre dois mil e um e dois mil e dez
Já era a Terra numa guerra final

(refrão)
Sou o fera, o fera nenen
Olha só o mundo que a gente tem
Eu sou o fera, o fera nenen
Se eu for presidente, você vai se dar bem

Eu canto, danço, nado, brinco com tudo
Até que não me dou mal no estudo
Quando quero alguma coisa, eu berro!
Brinco de médico, ninguém é de ferro

(refrão)

Quando sonho, viajo por mil lugares
O mundo é lindo pra quem sabe viver... só na paz
Eu corro feliz pra te ver
Vou em frente, não dou bola pra bruxa
Acordo contente quando sonho com a Xuxa

Só quero dizer que eu
(refrão)

“J - E alô, alô, gatas, gatinhas e cachorrões
Eu sou a solução!
‘We are the world!’
E - É, vem aí Juninho Bill a cores para todo o Brasil
Esse é fera hein, diz aí, Juninho”


Eu canto, danço, nado, brinco com tudo
Até que não me dou mal no estudo
Quando quero alguma coisa, eu berro!
Brinco de médico, ninguém é de ferro

(refrão)

“J - Olha aí, vote em mim pra presidente
E alô, alô, senhoras e senhores
Paguem logo a tal da dívida, senão vai sobrar pra gente
É isso aí, mais fantasia no seu destino
Bote fé nesse menino, sou o futuro no presente
Juninho Bill para presidente do Brasil
E - Tô contigo e não abro, Juninho
J - Muito obrigado, muito obrigado!”


Eu
(refrão)

COMENTÁRIOS

Fera Nenen é a música marcante da carreira de Juninho Bill. Desde então, ele ficou conhecido como o garoto que queria ser Presidente do Brasil, e assim foi até o fim do Trem da Alegria. Xuxa, por exemplo, nunca deixou de chamá-lo assim em seus programas.

Eram os tempos da redemocratização do País após os anos de regime militar. A abertura política já era uma realidade e o voto direto, uma novidade para muita gente. Em 1982 ocorreram as primeiras eleições diretas para governador após décadas e, em 1985, para prefeito; em 1984, a manifestação das Diretas Já e, em 1985, a comoção nacional com a morte do presidente civil Tancredo Neves, que foi hospitalizado às pressas um dia antes da posse.

O Brasil era um agitadíssimo caldeirão, e esta música mostra que nem as crianças ficaram alheias à tudo isso. As eleições diretas para presidente aconteceriam finalmente em 1989, mas já em 1986 era grande o frenesi. Juninho Bill virou o candidato da garotada, mas sem politizar nem fazer engajamento; tudo na base da brincadeira. A letra mostra Bill como uma criança sadia, ativa e até mimada - pois satisfaz suas necessidades infantis com "berros". Não sei se é um bom perfil para um presidente, mas, enfim...

Mas apesar do bom humor da letra, o pessimismo que levou os anos oitenta a ser rotulado de "a década perdida" fez-se presente: num contexto global, o mundo ia mal e, entre 2001 e 2010, já estaria perto do fim (provável referência à instabilidade política da época... além disso, em 1985, foi descoberto o buraco na camada de ozônio). E, no âmbito nacional, Juninho Bill alerta: "paguem logo a tal da dívida, senão vai sobrar pra gente!", pois era a dívida externa um dos principais entraves à economia brasileira na época.

Evandro Mesquita, integrante da banda Blitz e ator, foi um dos compositores de Fera Nenen e participou da música como interlocutor de Juninho Bill. Com seu jeito de malandro carioca, faz um contraponto interessante com Bill, uma espécie de amigo adulto dele. Em apresentações ao vivo e na televisão, na ausência de Evandro Mesquita, Luciano dizia as falas dele.

Sobrou ainda espaço para uma referência à música We Are The World, hit de Michael Jackson e Lionel Richie, gravado em janeiro de 1985 na campanha beneficente USA For Africa, que conquistou todo o mundo. A pronúncia em inglês de Juninho Bill não é um "iarnuou", mas também não é perfeita...

Em tempo: nos registros da canção consta "Fera Nenen", com "n" no fim. Tanto "nenen" como "neném" eram formas gráficas variantes, admitidas na língua portuguesa, embora "neném" fosse mais comum. Atualmente, o vocabulário ortográfico tem aceitado apenas a grafia com "m".

YOUTUBE BÔNUS



Interessante: é o disco do Trem na vitrola, tocando Fera Nenen. Ver um vinil girando no prato, com a agulha posicionada, o som saindo... há poucas sensações tão indescritíveis como a proporcionada por um bom toca-discos.

6 comentários:

  1. Adorei! Escutei muito essa música porque tocou em um dos meus aniversários, lembro que eu e o pessoal dançamos como loucos essa e outras faixas do Trem da alegria! Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito Legal!!!
    Adoro essa música,pena q não adicionaram ela no disco de 99...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. E por falar nisso: será que o Juninho não aceitaria se candidatar?
    Seria uma ótima opção!

    ResponderExcluir
  4. Eu não vivi (ou melhor, não me lembro de ter vivido) esse momento de instabilidade política, já que nasci em 86, mas essa música era uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  5. Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

    - Daniel

    ResponderExcluir
  6. Bacana a música. No primeiro vídeo chamou-me a atenção a roupa da Vanesaa no show em Goiânia, rsrs. Tava na praia?

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...