Duração: 03:32
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Participação Especial: Xuxa – gentilmente cedida pela Sigla – Sistema Globo de Gravações Áudio-Visuais Ltda.

Eu encontrei um brinquedinho divertido
Tenho certeza que você vai se amarrar
Duas rodinhas enroladas num barbante
Te dou um doce se você adivinhar
Ele parece um biscoitinho recheado
É redondinho e tão gostoso de brincar
Segure firme bem na ponta dos seus dedos
Me dê um beijo que eu vou te ensinar
Enrola, enrola,
Também tô querendo
Pra baixo e pra cima,
Subindo e descendo
Enrola, enrola,
Do jeito que eu faço
Rodando, rodando,
Eu quero um abraço
(refrão 2x)
Iô iô iô iô iô iô, eu te amo...
COMENTÁRIOS

Inicialmente concebida para ser uma música da Xuxa, Iô-Iô chegou até a ser gravada pela Rainha dos Baixinhos e cantada por ela em seu programa na Rede Globo, no começo de 1988. Mas a música acabou não entrando no LP Xou da Xuxa 3 (aquele que depois seria o álbum mais vendido de todos os tempos no Brasil), provavelmente por não ter passado nos laboratórios promovidos com crianças para escolher as faixas do disco.
Assim, Iô-Iô acabou sendo reaproveitada pelo Trem da Alegria e tornou-se a primeira música da trabalho do grupo em 1988, contando com a participação especial de Xuxa. A base musical utilizada, com arranjos rock'n roll de guitarra, segundo aqueles que se lembram de ter visto Xuxa cantando solo na TV, era a mesma.
Iô-Iô tinha uma coreografia marcada, que não era dançada com muita rigidez, resultando em momentos bastante descontraídos, especialmente quando o grupo se apresentava no Xou da Xuxa. Aliás, Xuxa e as Paquitas tinham uma coreografia própria, certamente em razão de terem trabalhado a música antes, algo que não ocorreria mais com nenhuma outra música do Trem. Os garotos costumavam mandar ver no "air guitar" enquanto o playback soltava os solos de guitarra.
Iô-Iô fou lançada na TV no programa Xou da Xuxa, em 26 de março de 1988, no programa de aniversário da apresentadora. Também foi a estreia oficial da Amanda na TV. Nesse dia, um fato curioso aconteceu: no começo da música, Luciano se posiciona para cantar a primeira estrofe, mas percebe que é a voz do Juninho Bill que sai do playback. Então ele retorna calmamente e empurra Juninho, que está dançando, para o meio do palco. Ele começa a cantar rindo muito. Isso é realmente estranho, pois a versão da música que está no disco tem os vocais de Luciano na primeira parte e de Juninho Bill na segunda. Essa versão "invertida" nunca mais foi ouvida e não foi lançada em lugar nenhum. Dá pra notar ainda a Amanda está feliz da vida por estar pela primeira vez ao lado da Xuxa.
Confira abaixo:
Aqui, no programa especial de aniversário de 2 anos do Xou da Xuxa, excepcionalmente ao vivo, e não gravado como de costume:
Trem da Alegria cantando Iô-Iô ao vivo no programa Globo de Ouro
Uma versão de Iô-Iô com as vozes de Vanessa e Amanda substituindo Xuxa foi gravada para utilização em shows e apresentações na TV.
Após a saída de Luciano e Vanessa, no fim do ano e a entrada de Rubinho, uma nova versão de Iô-Iô com Rubinho no primeiro vocal masculino e Amanda fazendo o único vocal feminino, foi regravada para ser utilizada em shows do grupo. Xuxa não participou dessa nova versão, que somente foi lançada em CD em 1999, na coleção Focus da BMG.
As fotos que ilustram este post são do EP distribuído às rádios antes do lançamento do disco nas lojas.
Sem dúvida essa música é uma das mais marcantes do trem. E o melhor, Amanda canta as duas versões. rs
ResponderExcluirSó gostaria de vê-la cantando no lugar da Xuxa na 1ª versão.
Pra variar, adoroo os comentários do nosso amigo Hamilton e o escrito do lp é o melhor: "amanda linda de morrer".
Amigo, só pra constar. o unico xou da xuxa ao vivo de 88 foi o de aniversário de 2 anos (acho que o trem cantou tb).
ResponderExcluiresse do aniversário de 25 anos foi gravado tb hehehehe.
adorei o post!!
fala tb sobre a musica lambada da alegria com a participação da xuxa, lançada em 90!!
adoro o blog, bjs.
ah, por sinal. os dois videos são do mesmo programa. só que o video maior (cerca de 9minutos) é a versão "mais completa" com a xuxa chamando, e uma conversa no final, hehehehe.
ResponderExcluirvocê tem toda razão, Daniel. Na verdade, eu me referi ao programa de 25 anos, mas coloquei o vídeo errado no post.
ResponderExcluirvou corrigir
Há muitos anos uma música do Trem me marcou. Eu fui ver o show dos "Golfinhos de Miami" em BH e durante a apresentação tocaram FLIPER, MEU GOLFINHO. Adoro essa música mas infelizmente não achei nenhum vídeo no youtube. Vcs têma algo?
ResponderExcluirinfelizmente não tenho registros em vídeo da música "Fliper, meu golfinho amigo".
ResponderExcluirHahahaha, eu nem me lembrava mais dessa música, bom vê-la por aqui.
ResponderExcluiradorei esse blog.
ResponderExcluiradoro demais o grupo,apesar de não ter vivido a época tenho todos os LPs e os cds no meu pc.
curto bastante.
e vejo que esse blog tem muito a ensinar;
Primeiramente parabéns pelos excelente trabalhos. Para mim está sendo relembrar o trem da alegria e com ele a minha infância. Confesso que também dá saudade e também um pouco de tristeza saber que o tempo passa bem rápido. Mas é isso aí,o bom é que temos história para contar e esse blog para relembrar. Muito obrigado pelo presente. Abraços.
ResponderExcluirO que falar de vocês... Ninguém é melhor que vocês quando o assunto é o "Trem da Alegria". O cuidado e a riqueza de detalhes é impressionante! Passei um tempão na espera de ver o disco de 88 comentado e agora... aqui está ele! Muito obrigado, amigos! Vocês não fazem somente a difereça... vocês são o diferencial! Grande abraço
ResponderExcluirAMEI E SEMPRE VOU AMAR O TREM DA ALEGRIA
ResponderExcluirWOW! Eu não lembro de ter assistido isso. Luciano dando um belo empurrão no Juninho que demorou pra se tocar que a voz saindo do playback era dele. Impagável... Imaginem o que deveriam ser os bastidores... Um menino de 15 tendo que aturar um pirralhinho de 11. Hahaha. Enfim... Desta época eu lembro vividamente da Amanda com o Juninho, também no programa da Xuxa, 'cantando' (playback, claro) 'Pra Ver Se Cola'. Acho que Amanda colou, pra mim, neste momento. A única 'forasteira' que até hoje eu considero a cara do Trem. Parabéns pelo blog, ele é muito legal!!!
ResponderExcluirAdorei! "Iô-iô" é uma das melhores do LP, só perde para a "Pra Ver Se Cola", na minha opinião.
ResponderExcluirEu não sou dessa época, mas gostaria de saber se você teria shows do Trem para disponibilizar?
Clássico!!! Amanda dando show logo de cara.
ResponderExcluirMinha filha de 2 aninhos ADORA os vídeos do Trem! Já tá até aprendendo as coreografias!!!
ResponderExcluirSó uma curiosidade...
ResponderExcluirReparei que Juninho Bill erra a letra na versão ao vivo! Ele canta "Duas CORDINHAS enroladas num barbante" ao invés de "Duas rodinhas",
Estou certo???
Complementando a estranheza da versão apresentada no programa da Xuxa, em que Juninho canta a primeira parte, na hora do bis a versão que toca é a do Luciano cantando a primeira parte.
ResponderExcluirBom demais este disco, io io uma das melhores do trem!! Amo demais!!
ResponderExcluir