Duração: 03:33
Composição: Prentice, Ronaldo Monteiro de Souza e Paulo Cesar Barros
Pode parecer besteira
A gente ter o que dizer
A vida vira brincadeira
Pra quem sabe viver
Enquanto a gente grande não se cansa
Falando que esse mundo é mal
A gente que é criança
Acha ele muito legal
Basta nos levar um pouco a sério
Viver a vida é agora
Ser feliz não tem nenhum mistério
E o mal a gente joga fora
(refrão 2x)
Pumba pumba pumba lê lê
Dança que eu quero ver
Pumba pumba e se a vida magoa
A gente faz “barata voa”
COMENTÁRIOS
Um tema recorrente nas músicas do Trem da Alegria é o do "ser criança é bom", em que a letra é um claro manifesto a favor da diversão e alegria do universo das crianças e contra a chatice e o monte de preocupações da vida de adulto. Em geral, os compositores buscam dar um alerta à molecada, do tipo: "olha, eu cresci, virei adulto e morro de saudade de quando eu era criança e podia fazer o que eu quisesse e me sentia feliz. Então, meninos, aproveitem enquanto é tempo", o que nem sempre deixa a música alegre, correndo o risco de ficar um tanto quanto melancólica.

Aqui, é diferente. Em Pumba-Lê-Lê são as crianças que se manifestam, e declaram que "a vida vira brincadeira pra quem sabe viver", ou seja, não importa se se é criança ou adulto, pois é possível ser feliz, sem mistério, em qualquer idade. Basta, para isso, jogar fora o mal e espantar a tristeza fazendo "barata-voa" com ela.
Aliás, bem curiosa a aparição da brincadeira de rua da barata-voa na letra da música. Talvez, apenas para fechar a rima, ou então, a sugestão é mesmo fazer os problemas voarem. Uma espécie de Hakuna Matata brasileiro, ou algo assim.
Uma música bem animada, ao estilo do Trem. Desta gravação todos participaram, incluindo Amanda, que não gravou nenhuma música do lado A porque quando chegou ao grupo elas já haviam sido realizadas.
Esse é meu disco preferido.
ResponderExcluirAmoo todas as cançoes!!
Mas Amanda gravou todo o disco sim, Hamilton! é nítida a voz dela em Io- Io, Xaxexi e O RobÔ (inclusive mostra ela gravando essa em um vídeo.
BEIJOOOOOS
Aline, no próprio encarte do disco tem o agradecimento a Amanda, pela participação em apenas quatro faixas do disco, e todas do lado B.
ResponderExcluirConcordo com você, não só é meu disco, como minha formação do Trem preferida também.
Melhor formação de todos os tempos.
ExcluirMúsica bem animada.
ResponderExcluirRespeito a opião do pessoal, mas formação mais completa do trem tem que ter a Patrícia.
Uma pena Patricia e Amanda nao terem cantado juntas.
ResponderExcluirO álbum de 1988 é o meu favorito por começar pela capa e contracapa lindos
ResponderExcluiras músicas de álbum é as minhas favoritas que pena não sou do tempo do trem da alegria mais gosto muito das músicas