LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

25/12/2009

PINGO DE GENTE

14. PINGO DE GENTE
Duração: 03:37
Compositores: Claudio Roberto e Marco Antonio

Eu sempre estou metendo o bico
Aonde eu não sou chamado
Entro na festa com você
Mesmo sem ser convidado

Eu sou muito sem-vergonha
E gosto mesmo é de falar
Conheço a estória da cegonha
Eu posso até te ensinar

Como se pega um peixe grande
Conheço estória de montão
Meu blá blá blá é irresistível
Eu sou o rei da gozação
Se você diz que é pau ou pedra
Eu sempre digo que não é
Vivo grudado no seu ombro
Vivo pegando no seu pé

(refrão 2x)
Sou papagaio de pirata
Sou pingo de gente
Chamando atenção
A gente enrola mas acerta
A medida mais certa
Pro seu coração

COMENTÁRIOS

Talvez a ordem das últimas faixas do LP não tenha sido a melhor das escolhas, pois há uma participação excessiva de Juninho Bill e Fabíola, salvo pela faixa-despedida de Patricia (Abra a Boca e Feche os Olhos).

Aqui, parece que o tal Brincalhão de que fala a faixa 12 do disco é revelado: o garoto folgado e sem-vergonha cantado por Juninho Bill poderia muito bem também ter metido apelido em uma porção de gente, pois se auto-intitula "o rei da gozação". Aqui, é o retrato de um verdadeiro moleque traquinas, aquele que se mete onde não é chamado, é espertinho e sabe-tudo.

É um daqueles meninos que vira líder da molecada, admirado pelos menores e respeitado pelos maiores. Do tipo que agradam os adultos por sua inteligência, mas que aprontam tanto que, ao mesmo tempo, os deixam doidos da vida.

Como sempre, é o Juninho Bill quem começa a cantoria quando o assunto é menos sério e mais engraçado. E essa é uma das músicas que mais combina com o jeito dele, tanto pela temática como pelo ritmo pop-rock.

As expressões "papagaio de pirata" e "pingo de gente", presentes no refrão e título da música, volta e meia entram e saem da moda, mas estão sempre presentes na boca do povo. Papagaio de pirata geralmente é mais utilizado na imprensa, para rotular aquelas pessoas que dão um jeito de aparecer na televisão ou em fotos atrás de pessoas importantes que estão sendo entrevistadas ou fotografadas, em alusão à ave que fica pousada no ombro dos piratas. Na música, o sentido mais adequado é o do intrometido, do bisbilhoteiro. Pingo de gente é sinônimo de criança pequena.




Com esta faixa, se encerra o terceiro álbum do Trem da Alegria, lançado em 1987.

Álbum importante, pois marcou a saída de Patricia, que pouco tempo depois já engatou uma carreira solo de muito sucesso, e anos mais tarde se tornou Patricia Marx, com reconhecimento internacional.

Além disso, a passagem relâmpago da pequena Fabíola no grupo, de certa forma, alterou os planos dos produtores para o álbum seguinte. Com o crescimento de Luciano e Vanessa e a necessidade de músicas de temática pré-adolescente, era necessário rejuvenescer o grupo. Além disso, era certo que os dois logo teriam que deixar o Trem da Alegria.

O grupo, que terminou 1987 como trio, voltaria um 1988 novamente como quarteto. Um novo talento foi descoberto para integrar o elenco: Amanda.

Mas isso fica para o próximo post.

Um comentário:

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...