LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

15/07/2008

1983 - 1º Festival Internacional da Criança


A Pré-História do Trem da Alegria
1º Festival Internacional da Criança - 1983

Em 1983, o SBT, emissora com apenas dois anos de existência na época, realizou, com o patrocínio da margarina Claybom e do Amendocrem o 1º Festival Internacional da Criança. Provavelmente, uma idéia que veio da cabeça de Silvio Santos, inspirada nos concursos mundiais de talentos mirins (Priscilla Alcântara, cantora gospel e atual apresentadora do Bom Dia & Cia., por exemplo, foi descoberta pelo programa Código Fama e conquistou prêmios no México).


Este programa foi um grande sucesso exibido aos domingos no Programa Silvio Santos. Em parceria com a gravadora RCA Victor, o SBT lançou um disco com alguns dos talentos do programa. Entre eles, Luciano (creditado como Luciano di Franco), cantando Rock da Lanchonete, Patrícia (creditada como Patrícia Marques), cantando Mãe Natureza e Juninho Bill (creditado como... Juninho Bill, mesmo!), cantando O Incrível Hulk. Além deles o grupo Algodão Doce também estava neste LP. Vanessa, que integrou o Trem da Alegria entre 1986 e 1988, participou do Festival, mas não do disco.

É bom lembrar que eles já se apresentavam em pequenos shows e em concursos de calouros na televisão. Patrícia apresentou-se no Show de Calouros do Programa Silvio Santos, e conseguiu arrancar elogios da exigente jurada Aracy de Almeida. Luciano, por sua vez, já gravara dois compactos e ficou conhecido nas propagandas dos iogurtes Danone, nas quais interpretava um agente secreto mirim.

As músicas também saíram no LP Som das Crianças, coletânea de sucessos infantis da RCA, no mesmo ano de 1983.

Após o Festival, o produtor musical Miguel Plopschi sugeriu à RCA que trouxesse Patrícia e Luciano para gravar, junto com a novata apresentadora e modelo Xuxa e o veterano palhaço Carequinha, o disco Clube da Criança, que contaria com a participação especial de outros artistas do cast da gravadora.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Artística: Paulo R. Fedato
Produção: Paulo Idelfonso
Apoio à produção: Aden Idelfonso e Ivaldo Luiz
Arranjo e Regência: José P. Soares
Arregimentação: Edson L. Olivieri
Técnico de Gravação: Walter Lima, Cláudio Coev, Ricardo S. Carvalheira, Pedro Fontanari
Mixagem: Stélio Carlini
Supervisão de áudio: Gunther J. Kibelkstis
Corte: José Oswaldo Martins e Paulo A. Torres
Foto: Paulinho Tavares / Prod. Fot. Aden Idelfonso
Prod. Gráfica: Nelson E. Santos (Pincel)
Arte-Final: Vanderlei Rodrigues e Lupercio Pellegrini
Gravação e Mixagem: Estúdios RCA - S. Paulo

Agradecimentos Especiais:
Silvio Santos, Ademar Dutra, Giovana, Humberto Garin, Berenice Abreu, Paulo Fedato

As crianças vestem moda Petistil.

RCA - SBT ZIG ZAG

Meu exemplar: muito bom estado, é o da foto acima, que foi tirada meio às pressas. Adquirido no sebo Ventania, em São Paulo. LP no plástico, em arranhões, e não possui encarte. Inscrição "Especial para promoção - invendável - amostra grátis tributada" somente no selo do LP. Na capa, inscrição "Rádio Record - Discoteca FM - 02/12/83". Paguei entre R$ 10 e R$ 15, não me recordo...

Em breve, mais informações aqui sobre esse disco, incluindo os comentários às músicas cantadas pelos petizes pré-Trem. Como já mencionado em comentário por Marcos Dias, do fã clube da Patrícia Marx, é deste disco o primeiro registro vocal da cantora.

18 comentários:

  1. Oi Hamilton! Vim também parebenizar seu blog. Vc escreve mto bem e a riqueza de detalhes de seus textos o torna muito interessante, ainda mais por ser um assunto do qual também me interesse muito, e tem muito a ver com o meu blog! Espero ver toda a discografia to Trem comentada por aqui em breve, hehe. abraço

    ResponderExcluir
  2. Carakas man...Acho que vc já deve ter percebido que eu gostava mesmo era de ROCK né?

    hahahahaha

    abração e muito obrigadu por essa iniciativa tão bela...esse resgate tão precioso em nossas vidas!!


    MUITO OBRIGADO!!!

    Luciano Nassyn
    (Ex Trem da Alegria)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou respondendo 12 anos depois, que loucura. Eu imagino que não há recompensa maior para o esforço do criador deste blog que ver um membro do Trem reconhecendo seu trabalho. Amei cada detalhe deste blog!

      Excluir
  3. Fico emocionada por recordar esses velhos tempos!
    Eu amavaaaaaaaaaaaaaaaa o trem da alegria!!!!

    E feliz por ver que o Luciano passou por aqui!

    Abraços.
    Michele Vanessa
    Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  4. Gente, eu tenho esse LP, alias, pelo que vi aqui eu devo ter todos e nem sabia!


    Eu era apaixonada pelo Juninho Bill, ia casar com ele e se Primeira Dama, mas nem deu :P


    Inclusive tenho o LP do Clube da Criança. Alias tenho 2, um promocional que só tem a musica "Lapis de cor".

    Também tenho o LP do Algodão doce, nunca consegui me desfazer de nenhum.

    Enfim, que infancia querida a nossa ^^

    ResponderExcluir
  5. Pensando nessa nostalgia, vendo e relembrando toda aquela época de infância realmente incomparável, chego à conclusão de que a única parte ruim disso tudo é o TEMPO! Pois é o único vilão da história porque nos separa daqueles tempos áureos. E, sendo assim, a única solução para nos livrarmos dessa indescritível nostalgia, seria uma MÁQUINA DO TEMPO para nos levar até... 1985 por exemplo. Estaria ótimo!
    Ohh não!!! Máquina do tempo me faz lembrar de outra nostalgia! De volta para o futuro! Meu Deus!!! É muita emoção! Isso é demais!

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes me perguntei: "Por que parou o Trem da Alegria?" .. Deveria ter continuado, assim eu ficava me lamentando. Depois percebí que pararam para serem imortalizados para sempre em nossos corações. Que grande privilégio ter vivido intensamente a década de 80 por completo sendo criança na que para mim foi a última em que criança era de fato criança. Sem o Balão Mágico e o Trem da Alegria com certeza nossa infância seria sem graça. As músicas, nossos hinos como esquecer: Unidunitê, Lobisomen, Thundercats, Bruxinha, e muito mais. Hoje em dia os integrantes, alguns chegando nos 40 e todos os outros como a maioria de nós com mais de 30, mas que sempre que ouve alguma musica do Trem fazem uma viagem a um tempo em que nunca esquecemos pois foram os melhores anos de nossas vidas, a nossa infância. Trem da Alegria, obrigado por tudo. Eu sempre vou amar vocês. Só quem viveu nessa época sabe o que significa.

    ResponderExcluir
  7. Falam sempre do Luciano, Juninho e Patricia, mas eu nunca descobri quem foi o ganhador do primeiro festival internacional da Criança! Alguém sabe??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o Jefferson..... abraços Simone Pétalas

      Excluir
  8. Quem foi o Ganhador do primeiro concurso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem ganhou foi Jefferson Pinas, que atualmente é produtor musical e arranjador em Maringá, Paraná.

      Excluir
  9. Oi, Hamilton. Aqui é jamie Lawson. Tava dando uma reouvida, depois de séculos, nas músicas do Festival da Criança e, na época, lembra que eu falei que não dava pra entender algumas partes da música de Juninho? Pois é, parece que meus ouvidos melhoraram daquela época pra cá, rsrs.
    Ela é assim pelo que eu entendi, pelo menos:

    [Au!]

    Um dia peguei o [um] carro
    Saí em disparada
    De jeito nervoso [Iaaá]
    Com trânsito na estrada [ruum!]

    Meus olhos se dilataram
    Minha pele esverdeou
    Minhas forças aumentaram
    A camisa se rasgououououou

    Sabe o que aconteceu?
    O incrível Hulk apareceu!
    [2x]

    Rrrraaa! Rrrraaa!

    [Repete tudo]

    [Repete a 1ª parte]

    O herói da garotada
    Da nossa televisão
    Era eu o Incrível Hulk
    Nessa ocasião uouououou

    Sabe o que aconteceu?
    Foi somente um sonho meu!
    [2x]

    Iaaaauuu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que ele canta "fiquei muito nervoso com o trânsito na estrada"

      você não tem mais site? abraços

      Excluir
  10. Realmente é como vc disse, mas parece que ele engolia letras e acabava falando "Fiqueito nervoso".
    O site está sendo refeito aos poucos pra que fique mais rápido e divertido trabalhar com ele. Abçs.

    ResponderExcluir
  11. Tem como constar os autores das músicas do festival?

    ResponderExcluir
  12. Eu não vi Os LP's O Som das Crianças e Rádio Record - Discoteca FM em vários sites.

    ResponderExcluir
  13. O melhor grupo infanto-juvenil que já foi formado no Brasil! Encantou e ainda encanta corações! Patricia Marx foi a que mais bem sucedida foi na carreira solo e também marcou época com sua voz suave, doce e inesquecível! Uma época memorável da nossa múcica! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Vale lembrar que, enquanto Patrícia e Luciano lançavam com a Xuxa e cia. o LP Clube da Criança, Juninho Bill participou do LP Clube do Bozo, com a música O Gato de Botas, e eu tenho esse LP!

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...