LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

23/08/2008

TIC-TAC DO AMOR


09. TIC-TAC DO AMOR
Duração: 03:36
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Participação Especial: Joe

Pegue a maçã
Faça um pedido e conte até três
Tchan, tchan, tchan, tchan
Grite Shazam
Tudo vai acontecer

Rasgue o papel
Veja o presente e o futuro também
Conte até cem
Pra descobrir
Sonhos que vão renascer

Quero brincar
De amarelinha e num salto voar
Olé, olá
Na emoção de por você esperar

(refrão 2x)
Tic tic-tac
Corre, corre o tempo
Fazendo zig-zag
Coração sonhando
No peito bate bate
Tic tic-tac do amor

Ô ô ô ô
Ô ô ô ô

Quando o coração bate
Tic tic-tac do amor
Tic-tic tac....
Tic-tic tac do amor

COMENTÁRIOS

Participa dos vocais Joe Euthanázia, desconhecido para muita gente hoje. Era, na verdade, o gaúcho Zezinho Athanásio, que, segundo o cantor, compositor e escritor Rogério Ratner, "protagonizou uma das maiores metamorfoses artísticas de que se tem notícia na história da MPB". Joe, nos anos 70 ganhou a Califórnia da Canção, o mais tradicional festival nativista do RS, na linha folclórica, em parceria com Jerônimo Jardim (autor de Purpurina, vencedora do Festival MPB-81, na interpretação de Lucinha Lins)! Pois ele transmutou-se, nos 80, após radicar-se no Rio, em “Joe Euthanásia” ou simplesmente “Joe”. Trabalhou com Ivan Lins, Lobão, Neuzinha Brizola e até fez composições infantis (inclusive letras para a Xuxa) e foi músico de estúdio. Lançou em 1983 o álbum "La Mujer Ingrata" pela CBS, e en 1985, o álbum “Tudo Pode Mudar”, pela RCA, razão pela qual a gravadora o promovia colocando-o para cantar com o Trem Tic-Tac do Amor. Em 1989, lançou seu álbum “Joe” pela Gravadora Eldorado, pouco antes de falecer, num acidente de carro.

Essa música traz alguns elementos mágicos, como o grito de "shazam", que faz tudo acontecer. Shazam é o grito que o garotinho Billy Batson dava para transformar-se no Capitão Marvel, o mortal mais poderoso da Terra. Criado por Bill Parker Jr. e C.C. Beck em 1939, apesar de se chamar Marvel é personagem da DC Comics. A cabeça dos escritores de quadrinhos tirou "Shazam" da mitologia grega: é a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Pegue a primeira letra de cada um deles e terá a palavra "Shazam"!

Uma das grandes músicas do álbum de 1986, com boa inspiração de Sullivan e Massadas, boas sacadas na letra e a participação especial do Joe, que deu uma bela contribuição aos vocais do Luciano. Boa dupla eles formaram.

14 comentários:

  1. Perfeita!Quando escuto essa música vejo a falta que a Patrícia Marx deixou nos vocais do grupo,ela tinha uma voz muito linda e doce e dá sempre aquele brilho.É uma das músicas do Trem que mais escuto queria um remix dela! Ficaria muito legal!Também acho que deveria ter uma versão dela sem o Joe como muitas das músicas do Trem (Alguém no céu por exemplo que tem uma versão sem os vocais do Roupa nova!).A gravadora ainda há de transformar essas maravilhas em dvd! Parabéns Hamilton pela riqueza de informações!Continue nos prestigiando com sua dedicação ,inteligência e praticidade! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. eu adoro essa musica! eh uma das minhas preferidas do album... sou gaucho e bah! nem sabia que esse tal joe era daqui... california da cancao eh muito legal :)
    continuam demais tuas analises, parabens!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer um comentário meio sem noção:

    Lembro eu quando menorzinha,ouvindo essa música,fiz o que a música mandava:
    Peguei a maçã,fiz um pedido,contei até três,gritei Shazam,e nada aconteceu....
    Nem lembro o que eu fiz depois disso!!!kkkkkkkk
    Maravilhosa música!!É feita pra viajar no mundo das fantasias,e eu sou prova disso!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário sem-noção? Isso é coisa de criança, pô!
      Época em que se acredita no que é mágico...rsrs
      Foi um comentário sensacional.

      Excluir
  4. É uma das músicas mais lindas do Trem. Tenho hoje 28 anos e ainda tenhos os discos do Trem. Adorei aquela época. Amo o Trem da Alegria...todos todos e todas as musicas....

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente, estou simplesmente abismado com a riqueza cultural deste blog, isto é realmente fantástico...Sou professor de música aqui em minha cidade, leciono para jovens e principalmente com ensino infantil e para mim não há nada mais mágico e único do que as canções do Trem da alegria e de diversos grupos da época, produzi um CD com alguns dos meus alunos, no álbum há canções de todo universo infantil brasileiro e infelizmente não trabalhei ainda com o Trem, mas ano que vem haverá um projeto para homenagear este grupo maravilhoso... Gostaria muito de manter contato e poder mostrar algumas de meus objetivo com a musicalização das crianças de hoje, resgatando os sucessos de ontem. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Fagner!

    Precisando de alguma coisa, pode contar comigo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Hamilton, fiquei muito feliz quando li a tua resposta...Estou com um projeto para este ano juntamente com as escolas onde ensino, primeiramente como uma ênfase até mesmo histórica (para as crianças de hoje, é claro) contando toda a iniciativa dos produtores como Michael Sullivan, a mensagem de cada canção da época e toda a magia infantil do grupo.E depois com uma produção do álbum no qual lhe falei no comentário anterior, e num âmbito cultural social maior, uma possível apresentação com um show. Quero muuuito poder realizar este projeto aqui em minha cidade.
    Você está de parabéns, sempre que estou navegando na net, tenho que dar uma passadinha por aqui!
    Sucessos!!!

    ResponderExcluir
  8. Uma das melhores do Trem. Patrícia dando show mais uma vez. Excelente disco de 86. Gosto de todas as músicas.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ouvir e lembrar da infância, uma fase muito gostosa que ficou pra trás mas para sempre guardada na memória e no coração. Adorava Trem da alegria e Balão mágico.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom ouvir e lembrar da infância, uma fase muito gostosa que ficou pra trás mas para sempre guardada na memória e no coração. Adorava Trem da alegria e Balão mágico.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom ouvir e lembrar da infância. Uma época gostosa que ficou gravada na memória e no coração. Adorava Trem da alegria e Balão mágico.

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...