LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

10/02/2018

1990 - Trem da Alegria



O Trem da Alegria entrou na década de 1990 ao som de um novo ritmo. O rock dos anos 80 deu lugar a um ritmo latino dançante na preferência popular. Era a lambada.

Duas canções no ritmo da lambada fizeram parte desse novo álbum do Trem. O rock não ficou de fora, assim como a habitual homenagem a um super-herói, também presente nesse disco. Bem eclético, trouxe também um ritmo português, japonês e rap. Uma grande mistura de estilos, saindo da zona de conforto representada pelo LP anterior, que era mais conservador, digamos assim. O carro-chefe, porém, era mesmo a lambada, e a música de trabalho Lambada da Alegria já estava estourada nas rádios e nos programas infantis em que o grupo se apresentava, antes mesmo do lançamento do álbum, em abril de 1990.

Antes de iniciar a gravação desse disco, o Trem da Alegria fez uma turnê pela África. O grupo passou 10 dias em Angola "se apresentando em espetáculos com pelo menos 3.000 pessoas na platéia", segundo a assessoria de imprensa anunciava na época, em encarte promocional dos discos de divulgação. Aliás, antes de entrar nos estúdios da RCA Victor, o grupo fez também sua primeira incursão no cinema, atuando no filme A Princesa Xuxa e os Trapalhões: a agenda dos garotos estava cheia.

As fotos abaixo são inéditas e mostram Juninho Bill, Rubinho e Amanda em Angola. Foram publicadas na revista Manchete. A quarta imagem mostra as três crianças explorando os destroços de um avião de caça abatido durante a guerra civil do país. Cenário nada infantil...






O álbum contou com as participações especiais de Xuxa, Roupa Nova, Gugu Liberato e Cláudio Negão. A direção artística foi de Miguel Plopschi e a produção executiva, como sempre, de Michael Sullivan.


A grande curiosidade fica por conta da capa do LP. Duas versões chegaram às lojas: uma com as letras do nome do grupo impressas na cor branca e outra, coloridas. Não houve explicação para esse fato. A foto abaixo apresenta as duas capas, ambas de nosso acervo:


Aparentemente, houve uma diferença no tratamento de cor da fotografia que estampa a capa, dando a impressão que a capa da direita é posterior à da esquerda, tendo sofrido alterações estéticas a pedido dos produtores.

Nas próximas postagens abordaremos as 15 faixas desse LP.

NOTA DO AUTOR

O Letras do Trem é um projeto pessoal. Nos últimos dois anos, por diversos motivos, houve a necessidade de interromper este trabalho, e as tentativas de retomá-lo não foram bem sucedidas. Este ano, este projeto completa dez anos. Portanto, é chegada a hora de concluí-lo, e assim tentaremos fazer.

Agradecemos a todos que permaneceram fiéis até hoje e aguardaram por atualizações. E pedimos desculpas por qualquer aborrecimento. Sigam conosco.


3 comentários:

  1. Huhuuuuuuuuu!!!! Finalmente voltaram!! Que alegria! Continuem com o ótimo a trabalho! Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse trabalho de vcs nao deixem isso morrer, só descobri o blog este ano de 2018, e estou amando

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci em 2006 mais anos músicas dis anos 80 amo o trem da alegria é uma felicidade em não deixar isso morrer sou grata

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...