LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

25/08/2008

PAPAGAIO ZÉ BRASIL

10. PAPAGAIO ZÉ BRASIL
Duração: 03:12
Compositores: Claudio Roberto, Mario Antonio e Juninho Ferreira

Lá na casa do titio
Tem um lindo papagaio
Que é verde, azul e branco e amarelo
Ele fala engraçado
E tem cara de levado
E o seu olho tem a cor de caramelo

Quer cerveja bem gelada
Gosta duma feijoada
Coisa igual eu nunca vi, parece gente
O seu nome é Zé Brasil
Pisca o olho e faz fiu-fiu
Quando encontra uma morena pela frente

E toda vez que joga a nossa Seleção
Fica imitando o homem da televisão
Toda a manhã acorda a gente pro café
E o dia inteiro só diz nome de mulher

(refrão 2x)
Curupaco, Ana
Curupaco, Beth
O papagaio Zé Brasil só pinta o sete
Curupaco, Ana
Curupaco, Beth
O Zé Brasil fica doidinho com as Chacretes

COMENTÁRIOS

Finalmente chegou a hora de comentar uma música da qual queria falar há tempos. Se você quer uma referência musical que corresponda à frase "bons tempos que não voltam mais", então aí está. Não por causa de estilo musical datado ou ultrapassado, mas em razão das referências que faz a letra da canção, citando coisas genuinamente brasileiras, que fazem parte de uma cultura e memória populares, mas que estão perdendo a força na atualidade. Vejamos:

Temos um papagaio esperto, que fala bobagens, gosta de cerveja, mulher e futebol. Representa a alegoria do malandro carioca típico, aquele personagem tão comum em letras de samba e marchinhas de antigamente, e até inspiração para diversas figuras da dramaturgia. Naquele tempo, ter papagaio em casa não dava problema com o Ibama.

Revirando a memória, impossível não lembrar do Zé Carioca, personagem criado por Walt Disney para fazer cartaz no Brasil, junto de Mickey e Pato Donald. Surgiu em desenho animado, nos anos 40, tinha sua própria revista em quadrinhos com universo próprio, bem brasileiro, mas que, com toda a linha de gibis da Disney, praticamente acabou. No Brasil, só resistiram os gibis da Turma da Mônica. Concorrência dos mangás? Da internet? Não sei, também, não importa discutir isso aqui. Acho que as crianças de hoje nunca devem ter ouvido falar no Zé Carioca.




E a Seleção? Se hoje sofremos com o futebol fraco apresentado, sempre reclamando do desinteresse demonstrado pelos jogadores que, jovens e milionários, não possuem identificação com a torcida, em 1986 a história era bem outra. Vivia-se a Era Telê Santana na Seleção Canarinho, que tinha Zico, Sócrates, Falcão, Careca, Müller... O otimismo pela conquista do Tetra na Copa do México era grande, mas não conseguimos. Mesmo assim, o futebol brasileiro era respeitado, e muitos consideraram o Brasil o "campeão moral" da disputa. As crianças tinham como seus ídolos jogadores brasileiros, que jogavam em times brasileiros. E torciam para times brasileiros!


Por fim, as chacretes. Elas eram as dançarinas provocantes no palco do Cassino do Chacrinha, programa líder de audiência das tardes de sábado, na Globo. Homens, mulheres, crianças, todos assistiam Chacrinha, cujo programa lançava artistas e no qual se apresentavam os maiores nomes da música popular, incluindo o Trem da Alegria, que, por diversas vezes, se apresentou lá. Até hoje se discute quem foi o maior animador de auditorio de todos os tempos: Chacrinha ou Silvio Santos. Silvio Santos é mais completo, sabe apresentar qualquer tipo de programa, com prêmios, crianças, música, jogos etc.; Chacrinha, mais palhaço, com seus bordões e roupas espalhafatosas, um grande personagem. Naqueles tempos, estavam os dois na ativa, um aos sábados, o outro, aos domingos.

Tempos do Zé Brasil.

5 comentários:

  1. Cara, seu blog é sensassional
    perfeito
    acho legal, o modo q vc fala d cada música
    está de parabéns
    abraços
    Apenas Alguém

    ResponderExcluir
  2. Tenho 27 anos e amo o Trem da Alegria pois lembro a minha infancia... essa musica eu ensino pras crianças da familia pois sei de "cór" a letra... mas nunca consegui baixá-la... nem a da tartaruga...onde posso encontra´la?
    um abraço bruna Machado

    ResponderExcluir
  3. para baixar as músicas sugerimos o site Músicas Infantis 80, que está na nossa lista de links, do lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  4. música legalzinha. Gosto mais do final.

    ResponderExcluir
  5. Sabes dizer quem faz a voz do Papagaio, nesta canção?

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...