LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

19/06/2010

XA XE XI XO XUXA


03. XA, XE, XI, XO, XUXA

Duração: 04:07
Compositores: Mauro Motta, Robson Jorge e Lincoln Olivetti
Solo: Juninho Bill

Eu já acordo e ligo a televisão
Café na mesa e eu te esperando um tempão
E quando você pinta, fico louco e não penso mais nada
Pra mim você parece que saiu até de um conto de fadas

E cada dia mais eu me apaixono e te acho mais linda
Eu fico imaginando, quero ser seu namorado
Mas fico com vergonha do meu pai que está do lado
Você é a culpada do meu banho demorado
Xuxa

(refrão 2x)
Xa xe xi xo Xuxa
Há muito tempo
Eu tô parado em você
Eu tô parado em você
Eu tô parado em você

Eu não te esqueço, não dá pro meu coração
Na minha idade, a gente vive de emoção
Você é o meu xamego é um xuxexo em qualquer xidade
Eu paxo o dia inteiro te esperando xeio de xaudade

E cada dia mais eu me apaixono e te acho mais linda
Eu fico imaginando, quero ser seu namorado
Mas fico com vergonha do meu pai que está do lado
Você é a culpada do meu banho demorado
Xuxa

(refrão 2x)

COMENTÁRIOS



Música em exaltação à apresentadora Xuxa, a partir do ponto de vista de um baixinho, na voz de Juninho Bill.

Todos os esses e cê agás foram substituídos por xis, bem ao gosto da Rainha dos Baixinhos. E por isso, também vamos escrever tudo com X nexe texto.

Os compositores fizeram de Juninho Bill não apenas um fã, mas um garoto completamente apaixonado por Xuxa. Interexante, pois, em geral, as meninas xempre foram mais identificadas com a idolatria à apresentadora. Talvez até por ixo o perxonagem da música tem vergonha do pai que está do lado, que poderia reprovar o fanatismo, quem xabe, até dizendo que o menino é um "maricas"...

Mas o pai do moleque pode ficar tranquilo. Ele já é bem xaidinho e até tem a intenxão de namorar Xuxa, e não a de se tornar uma Paquita! Aliás, aí reside uma das maiores polêmicas da música infantil de todos os tempos: afinal, o que os letristas quiseram dizer com o tal "banho demorado" do menino? Xerá que ele ficava cantando e danxando os xuxexos da cantora debaixo do Xuveiro? Ou, malixiosamente, inxinuavam outra coisa (não prexiso nem dizer qual, né?)

Enfim, não vamos ficar discutindo exas coisas aqui. Cada um xabe o que axa melhor.

(Exe negóxio de excrever tudo com X enxe o xaco! Então vou continuar daqui pra baixo normalmente...)

Xa Xe Xi Xo Xuxa foi bem trabalhada em 1988 e ganhou um videoclipe com uma produção, digamos, meio esquisitona, até para os padrões amalucados da época. Retratava fielmente o protagonista da canção, o garoto obcecado pela Xuxa.

O engraçado é que em nenhum momento do clipe Juninho Bill aparece sentado à frente de uma televisão. Ao contrário, ele acorda, lava o rosto, toma um café (até confunde sua empregada com a Xuxa, de tão apaixonado...), sai de casa, pega o ônibus escolar e chega à aula. Oras, se ele estuda de manhã, a que horas assiste à Xuxa para ficar tão vidrado nela?

Tirando esse furo, Juninho Bill, ao entrar na perua escolar, encontra-se com os amigos do Trem, que com ele cantam a canção. Outros colegas de escola, figurantes, também acompanham. Até o motorista entra na dança.

As imagens na escola foram filmadas no colégio Veiga de Almeida, tradicional instituição particular de ensino no Rio de Janeiro. Salas de aula, fachada e pátio foram focalizados, inclusive totem com o nome da escola.




SIM! NÓS TEMOS O VIDEOCLIPE COMPLETO PRA VOCÊ VER!



Atualmente, a pressão pelo politicamente correto certamente não permitiria tamanha bagunça na escola: as crianças deixaram tudo de pernas para o ar para desespero da Tia Denise, a professora na gravação.

ilustram este texto reproduções de TV do clipe Xa Xe Xi Xo Xuxa e imagens do disco de divulgação da canção distribuído às rádios, pertencentes ao meu acervo particular.

9 comentários:

  1. Vale lembrar que Xa Xe Xi Xo Xuxa foi também uma outra musica nada a ver com essa,cantada pelos Trapalhões no album "Xuxa e Seus Amigos".

    ResponderExcluir
  2. Meu colegio!
    estudei la minha vida toda!
    q saudades!

    ResponderExcluir
  3. Eu já acho essa letra nada inocente. Será que ninguém reparou no "Você é a culpada do meu banho demorado" ???

    ResponderExcluir
  4. sobre a passagem do "banho demorado", já escrevi no texto o que tinha para escrever.

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  5. ahahahahahah eu não lembrava dessa música até achar o video no Youtube essa semana.
    "Você é a culpada do meu banho demorado"claro que isso se refere a masturbação do menino,achei estranho colocarem essa frase numa música infantil mas confesso que ri.
    E de fato que horas ele assistia a Xuxa se estudava de manhã?
    ANOS 80 É FOGO!
    MAIS EU ADORAVA!

    ResponderExcluir
  6. eu amo tudo do trem da alegria

    ResponderExcluir
  7. Falando em polêmica: A rase "eu tô parado em você", aos ouvidos menos atentos pode parecer algo diferente...
    Adoro Trem e anos 80. Simplesmente a melhor época de todas!

    ResponderExcluir
  8. Revendo o clipe... eu adoro essa música. Bem que a Sony podia lançar uma edição especial desse álbum,incluindo DVD com o clipe e apresentações na TV. (Sonhar não é impossível! rs). Marcus André

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...