04. KOIÔ SHI MASHÔ
Compositores: Ed Wilson e Paulo Sérgio Valle
A Liberdade é um bairro onde um dia eu fui morar
Meu Deus, nunca vi tanto japonês
Na escola uma menina não parava de me olhar
Eu vou contar a história pra vocês
Olhinhos de ameixa
Jeitinho de gueixa
E eu fazendo planos pra ganhar o seu amor
Trepei na cadeira, plantei bananeira
E ela se abaxava e só dizia arigatô
Até a professora deu um grito comigo
– Menino, sai da sala, se comporta de uma vez
O que a japonesinha fez comigo eu não digo
Mas nunca mais esqueço o que ela disse em japonês
(refrão 4x)
Anatagasiquê, é que eu gosto de você
Koiô shi mashô, sua namorada eu sou
COMENTÁRIOS
Depois de se apaixonar por uma coleguinha de classe em Pra Ver se Cola, parece que Juninho Bill mudou de bairro, de escola e de paixão.
A pretexto de introduzir o tema da cultura japonesa, os compositores fizeram menção ao bairro da Liberdade, em São Paulo, reduto das colônias asiáticas naquela cidade. Esse tipo de referência local é incomum nas músicas do Trem da Alegria, que geralmente costumam evitar regionalismos.
E já que falamos em Liberdade, a escola em que o personagem da canção estudou poderia ter sido o tradicional e extinto Colégio São José, que por mais de 120 anos esteve localizado no bairro, em um prédio hoje ocupado por uma faculdade de direito.
Essa é a primeira de três referências a culturas de outros países neste disco. As outras ocorrem em Saudades de Portugal e Can-Can. Nenhuma delas ridiculariza ou satiriza os estrangeiros, felizmente, embora se valham de alguns estereótipos para caracterizá-los.
A foto do Colégio São José foi extraída do Skyscrapercity: https://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=161544
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssas letras além de inteligente, não era ofensiva nem muito menos relgionalista, isso não se ve mais em músicas atuais por isso e outras que o Trem da alegria será o melhor grupo infantil da história da música brasileira!!
ResponderExcluirSó faltou explicar o que significa Koio Shi Masho... hehehe
ResponderExcluirA Música Koiô Shi Mashô se refere aos saudosos programas ''Imagens do Japão'' e ''Japan Pop Show''. Os apresentadores Rosa Miyake, Mario Okuhara, Alberto Murata, Nelson e Suzana Matsuda faziam sucesso em todas as emissoras brasileiras. Dedicada a colônia japonesa, esses dois programas eram feitos nos moldes dos programas de auditório com musical e programas de variedades.
ResponderExcluir