LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

28/06/2015

JANDIRA

09. JANDIRA
Duração: 04:17
Composição: Ultraje a Rigor, Michael Sullivan e Paulo Massadas
Participação Especial: Ultraje a Rigor – gentilmente cedido pela WEA
Roger Moreira: guitarra, berrante e voz
Leonardo Galasso (Leôspa): bateria
Mauricio Deffendi: baixo e vocal
Serginho Serra: guitarra solo

No sítio da vovó eu conheci alguém
Que fez meu coração bater be-lém, be-lém
A vaca mais bonita lá da região
Também era a mais braba de botar a mão

Ela me provocava quando ia pastar
Levava seu sininho só pra badalar
Me olhava toda hora e eu me achando o bom
Mexendo com o rabinho, que filé mignon!

(refrão 2x)
Jandira, Jandira, menina bovina
Eu sou doido varrido por você, meu bem
Jandira, Jandira, menina bovina
Pareço um bezerrinho quando você vem

Forrei o pasto de capim pra te agradar
Mas você só pensa em me avacalhar
Eu sou vaqueiro, mas eu vou me entregar
Me chama de bezerro e me dá de mamar

Eu quero muito mesmo ser o seu cowboy
Me animo todo e tento ser o seu herói
Mas pra você eu acho que eu tô parecido
Com o cocô da mosca do cavalo do bandido

(refrão 2x)

COMENTÁRIOS

Depois de demonstrar todo seu amor por sua gatinha na faixa anterior do álbum, Juninho Bill, agora acompanhado pela banda Ultraje a Rigor, declara sua paixão por outro animal: Jandira, a vaca do sítio de sua avó!

Nada de romance, desta vez, e sim muita comédia. Não há nada a se levar a sério em nenhum momento na letra desta música, composta por Roger Moreira em parceria com Michael Sullivan e Paulo Massadas, carregada com o tom satírico e humorístico típico do Ultraje a Rigor.

Animais de fazenda já haviam servido de inspiração para o Ultraje, em "Marylou", um clássico do rock nacional, protagonizado pela pobre galinha que "tinha cara de babaca", uma canção sem pé nem cabeça e nenhum significado oculto especial, como o próprio Roger declarou, quando perguntado sobre o non sense de sua letra.

"Jandira" vai pelo mesmo caminho. Não transmite nada mais do que a a afeição nutrida pelo menino por uma vaca que encontra num sítio. Justamente a mais brava, que não dá a menor bola para ele.

A maior curiosidade vai para a performance de Rubinho, Amanda e Juninho Bill cantando "Jandira" em shows e programas de TV: com direito a guitarras e tudo o mais, como verdadeiros roqueiros:



Exatamente 20 anos depois do lançamento deste LP do Trem da Alegria, outra música infantil composta por Roger foi lançada. Trata-se de "Ô Tio", do CD "Tudo que me vem à cabeça", primeiro álbum da carreira da apresentadora e atriz Maísa, na época com 7 anos e um fenômeno na televisão.

E, atualmente, Juninho Bill e Roger Moreira são colegas de trabalho. Juninho é produtor do talk show "The Noite", do SBT, enquanto Roger e o Ultraje fazem parte do elenco que interage com Danilo Gentili, no palco, fazendo graça e, claro, música.

No dia 21 de julho de 2014, Juninho Bill fez uma aparição de surpresa no "The Noite", cantando, com Ultraje a Rigor e Michael Sullivan, um trecho de Jandira.

Um comentário:

  1. "Me chama de bezerro e me dá de mamar"... a letra tem maldade sim, isso é claro. O próprio Roger admitiu, no vídeo citado (aos 7:27), que a música "era infantil antes, mas aí a gente deu aquela sacaneada".
    Isso era comum nos anos 80, era outra concepção, bem diferente de hoje. Faz parte da história reconhecer as mudanças...

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...