LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

25/05/2008

O BALÃO ILUMINADO


07. O BALÃO ILUMINADO
Duração:03:18
Compositor: Juninho Ferreira
Solo: Juninho Bill

(2x)
Lá vai, Manéo
Lá vai, João
Lá vai subindo,
Vai subindo o meu balão
Já tem fogueira,
Já tem quentão
Criança não bebe
Nem se mete em confusão

Torcendo pra ele subir
Gritando pra bucha pegar
Todo mundo olhando pro céu
O meu balão iluminado viajar

(2x)
Vem ver, Cristina
Vem ver, Chiquinha
Vem ver, Rodrigo
Com a prima da vizinha
Vai ter casório
Que animação!
Criança não bebe
Nem se mete em confusão

COMENTÁRIOS

A faixa 7 do lado A deste LP traz o primeiro solo de Juninho Bill, que integraria o Trem da Alegria até a sua dissolução em 1992. A canção tem por pano de fundo a tradição popular das festas juninas, com a quadrilha, o 'casório', a fogueira e o quentão (que criança não pode beber, segundo a letra).

Mas, além do quentão e da confusão, tem outra coisa com que a criança não devia se meter, mas está lá e é o mote da canção: o balão. Aliás. soltar balão é crime segundo a lei de crimes ambientais (Lei Federal nº 9.065/98):


Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:
Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Apesar de discutido pelos juristas e operadores do direito em razão da redação do texto legal não ser das melhores, por se tratar de um crime de perigo (aquele em que a conduta não causa dano, mas provoca um risco), de difícil precisão, por criminalizar condutas que não levam efetivamente a nenhum risco (fabricar, vender ou transportar balões) e por abranger todos os tipos de balões, incluindo os pequenos balões de festa junina, que, segundo sustentam alguns, não seriam capazes de provocar incêndios e ainda representam parte das tradições regionais do Brasil.

Bom, será que o menino da música estava soltando o balão ou apenas observando? Afinal, Bill canta: "Vai subindo o meu balão". Como se trata do ponto de vista de uma criança, quem soltou o balão deve ter sido um adulto... não vamos chegar ao ponto de acusar ninguém de apologia ao crime neste caso, claro!

É que se trata de uma música politicamente incorreta, como, aliás, eram muitas das canções infantis (quem não conhece Atirei o Pau no Gato?) que, apesar do mau exemplo, não provocavam prejuízos às crianças que cantavam e ouviam, pelo menos que tenham sido comprovados.

Nos bons anos 80, ainda reinava a inocência infantil, e não se dava bola para o bom-mocismo nem para o falso moralismo. O Cascão podia brincar no lixão; o Cebolinha, pichar ofensas à Mônica no muro e o Juninho Bill podia olhar seu balão junino, com bucha e tudo, subindo, à vontade (só não podia tomar quentão, porque aí já era demais!).

Apesar dos pesares, é uma música bem legal. E o Juninho Bill começou assim a fazer seus solos, sempre de músicas mais engraçadinhas ou com temas mais de "moleque", diferenciando-se, assm, dos solos de Luciano e, depois, de Rubinho.

2 comentários:

  1. Adorei esse blog!Muito bom relembrar essas histórias,fatos e curiosidades desse grupo que ainda é um dos meus preferidos!Estou aguardando ancioso pelas reviews e informações dos albuns da época em que o Rubinho entrou,pois acompanhei mais essa fase.Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava de ouvir essa música quando pequeno para ouvir o nome do meu irmão...
    Rodrigo...

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...