LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

12/02/2012

JASPION-CHANGEMAN


01. JASPION-CHANGEMAN
Compositores: Michael Sullivan e Paulo Massadas
Duração: 04:19


Existem dois amigos que só lutam pelo bem
Patrulha do Universo não tem medo de ninguém
Até o infinito vamos juntos enfrentar
Em nome da justiça os inimigos acabar

(refrão)
Guerreiros invencíveis sempre lutam pela paz
Heróis que a gente ama e não esquece nunca mais.
Jaspion! Changeman!
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, Jaspion!
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, Changeman!
Ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô, nós contamos sempre com vocês

Correndo a Via Láctea em seu gigante Daileon
É Jaspion outra vez contra o temível Satan Goss.
Anri e o monstro Mi-la todo mal vão acabar
Aonde houver perigo nunca é tarde pra lutar.

(refrão)

“Esquadrão relâmpago! Changeman!”

Na mira contra o Gozma vamos juntos reagir
Nosso planeta terra ninguém pode invadir
Avante Change Dragon, Griffon, Phoenix e Robô
Nosso Esquadrão Relâmpago o inimigo derrotou.

(refrão)

COMENTÁRIOS

O Trem da Alegria iniciava sua nova fase, agora sem Luciano e sem Vanessa, dois carismáticos e queridos integrantes, que, crescidos, partiam para uma nova etapa nas carreiras e nas próprias vidas. O Trem ficava mais jovem com a entrada do novo vocalista Rubinho, sendo esta uma estratégia da gravadora BMG Ariola (nova dona da RCA Victor) para atrair um novo público de crianças para o grupo, como já explicamos anteriormente.


Michael Sullivan resolveu apostar em uma estratégia já conhecida e bem sucedida dos álbuns anteriores: uma música para abrir os trabalhos exaltando um super-herói que era febre da garotada. Aqui, aproveitou a onda dos heróis japoneses "tokusatsu" que estouraram na TV Manchete em 1988 e resolveu homenagear o Fantástico Jaspion e o Esquadrão Relâmpago Changeman de uma só vez.

A fórmula infalível que funcionou tão bem com He-Man e Thundercats foi seguida à risca. Para a música funcionar, precisava de um ritmo dançante e animado, referências às características dos heróis e menções aos nomes de outros personagens secundários e inimigos na letra da canção. Se os personagens têm bordões, também é conveniente inseri-los. Tudo isso foi feito e o resultado, como era de se esperar, agradou de imediato a criançada.

A primeira estrofe e o refrão falam de Jaspion e do Changeman; a segunda estrofe trata só do Jaspion e a última estrofe cuida do universo do quinteto japonês.

Aliás, o primeiro verso comete um deslize que, por sorte de Sullivan e Massadas, foi perdoado pelas crianças. O Trem cantou que "existem dois amigos que só lutam pelo bem", quando o certo seriam seis amigos. Afinal, Jaspion é um e o Changeman é formado por cinco integrantes: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégaso (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix).


Vamos falar rapidamente dos personagens citados:

O Fantástico Jaspion foi produzido entre 1985 e 86 no Japão. Era um herói do estilo Metal Hero, ou seja, um policial espacial com armadura de metal. O personagem tem como mentor o profeta Edin, que acredita ser ele o predestinado guerreiro. Jaspion chega à Terra para defender o planeta das investidas de Satan Goss, o vilão que quer dominar o universo.

Na letra da música são citados Anri, uma mulher andróide, e Mi-Ia, um monstrinho alienígena, que são amigos do herói e participam das aventuras. Satan Goss, o "temível" vilão, era o principal inimigo e, segundo o enredo, nascido a partir da união de todas as energias negativas do universo. Daileon, a nave-mãe que transporta o herói, suas armas e seus veículos e que, quando necessário, se transforma num poderoso robô gigante, foi merecidamente lembrado pelos compositores.

O Esquadrão Relâmpago Changeman, também produzido entre 85 e 86, segue o roteiro básico de um seriado japonês do tipo Super Sentai. É composto por cinco jovens membros do exército dos Defensores da Terra que foram banhados pela Força Terrestre e adquirem cada um os poderes de um animal, cada um de uma cor diferente. A luta dos amigos é contra os alienígenas da galáxia de Gozma, que querem dominar o planeta Terra.

A música menciona os Changes Dragon, Griffon e Phoenix, além do Robô, o principal equipamento dos Changeman, um gigante montado a partir dos veículos de combate de todos os heróis. Não couberam na letra alguns elementos considerados indispensáveis pelos fãs do seriado, como aPower Bazuca, o monstro Gyodai e os nomes dos outros dois Changes, Pegasus e Mermaid, o que deixou muita gente aborrecida na época.

Jaspion e Changeman foram os precursores de uma longa lista de heróis japoneses live-action e em desenho animado, que invadiram a televisão e ganharam forma em gibis, revistas, músicas e, claro, brinquedos. O Trem da Alegria deu sua contribuição a essa geração de crianças que viveu em meio a esses personagens. Podemos até dizer que as músicas de heróis do Trem são o registro histórico de uma era.

6 comentários:

  1. Muito dez! Eu adorava esse desenho e a música também! Obrigado pela dedicação Hamilton!

    ResponderExcluir
  2. Hamilton, você sabe falar se eles tocaram essa musica no Show da Xuxa? Havia essa restrição? Pois de certa forma essa musica fazia referência a programas que passavam em outra emissora que tiravam audiência do programa da Globo.

    ResponderExcluir
  3. Adorava os seriados, mas não sou fã da música.

    ResponderExcluir
  4. Me lembro que na época essa música não agradou tanto quanto as predecessoras He-Man e Thundercats. Vendo hoje dá para notar uma certa forçação de barra para encaixar a letra no tempo da música - a inversão do sujeito com o verbo é utilizada em excesso apenas como um recurso para rimar, mas isso acaba cansando. O ritmo também não cativou tanto quanto as outras canções. Teve um relativo sucesso, mas mais na onda dos hits anteriores do que por mérito próprio. Certamente não é um dos melhores trabalhos de Sullivan e Massadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, foi uma música pouco inspirada e mais automática. Abraço!

      Excluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...