LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

04/02/2010

1988 - Trem da Alegria




Assim como o álbum de 1987 já era aguardado pelo público como o de despedida da Patrícia do Trem da Alegria, em 1988 a garotada que acompanhava o grupo já estava sabendo que chegava a vez de Luciano e Vanessa deixarem o grupo.

"Ano que vem, vou começar uma carreira solo... Trabalhar com o Trem foi uma boa escola, deu tarimba, mas já estou na idade de gravar coisas que digam algo aos adolescentes" (Luciano)


O problema para os produtores da gravadora RCA (que fora adquirida pela alemã BMG e agora passava a se chamar BMG-Ariola, mas mantendo o selo RCA nos discos) era a questão da renovação. Afinal, só Juninho Bill restaria no grupo no fim do ano, e seria necessário um belo reforço para que o Trem continuasse existindo.

A experiência de renovar o grupo com uma integrante muito jovem, a amazonense Fabíola, em 1987, substituindo Patrícia, não foi bem sucedida, pois Fabíola acabou deixando o grupo meses após o lançamento do disco.

Enquanto a BMG procurava novos talentos mirins para esse disco, boa parte do repertório foi montada de acordo com a idade de Luciano e Vanessa, de modo a agradar a audiência adolescente e pré-adolescente que desde 1984 cresceu ouvindo e acompanhando o Trem da Alegria. Assim, músicas com uma levada mais roqueira e duetos românticos entraram no disco como nunca antes o Trem havia cantado.

Amanda Acosta, uma baixinha de nove anos, que cantava no grupo Turma Dó-Ré-Mi e havia participado de uma propaganda famosa dos brinquedos Estrela, passou no teste promovido pelos compositores e produtores Michael Sullivan e Paulo Massadas e, em janeiro de 1988, tornou-se a nova integrante do Trem da Alegria.

"Eu sempre fui fã do Trem e conhecia todas as músicas de cor. Parece um sonho estar ao lado do Juninho Bill, do Luciano e da Vanessa" (Amanda)


Como Amanda chegou no meio da produção do disco, muitas bases e gravações já estavam prontas. Ela participou apenas das quatro primeiras faixas do lado B (Pra Ver Se Cola, Pumba Lê-Lê, Seu Aladim e A Bola), sendo que a primeira delas, um dueto com Juninho Bill que virou clássico: Pra Ver Se Cola, uma canção romântica infantil para fazer paralelo com as românticas adolescentes que Luciano e Vanessa dividiram no disco.

O álbum foi lançado também numa versão experimental em CD, fabricado nos Estados Unidos. O CD é raríssimo de se encontrar e, ao que parece, nem foi comercializado no Brasil.

Assim, ficou pronto e chegou às lojas em março de 1988 o quarto LP do Trem. Sem canções de super-heróis desta vez, mas com músicas que emplacaram e, sem exceção, fizeram o maior sucesso com a garotada. Além disso, Thelma Guimarães e Alberto Camarero, responsáveis, respectivamente, pela expressão corporal e coreografia, trouxeram elementos novos às apresentações na TV e em shows. O Trem já tinha alguns passos marcados nas músicas de trabalho dos álbuns anteriores, porém a partir de agora isso ficava ainda mais acentuado.

Os figurinos também eram novos, modernos e multicoloridos, fornecidos pela Blu 4.

O mais estranho e curioso é que no encarte do LP constava o agradecimento à Amanda por sua "participação especial" no disco, assim, não creditando-a como integrante verdadeira do grupo, apesar de estar presente nas fotos da capa e contracapa e também em fotografias internas do encarte. Os releases divulgados pela BMG à época do lançamento também traziam Amanda como uma mera participação especial. Talvez fosse uma precaução para evitar explicações caso Amanda deixasse o grupo como Fabíola deixou no ano anterior. O fato é que Amanda fez um tremendo sucesso e ficou.

Xuxa participou, mantendo a tradição, da faixa Iô-Iô, que foi a primeira música de trabalho.

A capa do álbum traz certa semelhança com a capa de Dirty Work, dos Rolling Stones, tanto nas roupas coloridas quanto nas poses dos integrantes.

A primeira tiragem contou com um erro de impressão na contracapa, no qual a faixa "Pique-Pega, Pique-Esconde" saiu grafada como "Pega-Pega, Pique-Esconde". Esse erro foi corrigido nas tiragens seguintes.

Seja pela despedida de Vanessa e Luciano, pela chegada de Amanda ou pelo repertório, este é o disco do Trem favorito de muitos fãs.



MÚSICAS DE TRABALHO
Iô-Iô
Pique-Pega, Pique-Esconde
Xa, Xe, Xi, Xo, Xuxa
Pra Ver Se Cola

Xa, Xe, Xi, Xo, Xuxa ganhou videoclipe, gravado no tradicional Colégio Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro.

Trem da Alegria canta um pout-porri dos sucessos de 1988 no programa Hebe:


FICHA TÉCNICA
Direção artística: Miguel Plopschi
Produção executiva: Michael Sullivan
Técnicos de gravação: Mário Jorge Bruno, Flávio Sena, Franklin Garrido, Ricardo Essucy, Luiz Carlos T. Reis, Dalton Rieffel
Direção de mixagem: Marcelo Sussekind nas músicas 1-2-5A e 1-6-7B
Auxiliares de estúdio: Dalmo Beloti, Julio Fragoso, Luiz C. Hoffer, Cesar Delano, Ronaldo Lima
Supervisão do Estúdio: Edeltrudes Marques (Dudu)
Corte: José Oswaldo Martins, Paulo A. A. Torres e Orlando Leme
Montagem: Esveraldo Ferreira
áudio: Gunther J. Kibelkstis
Arregimentação: Gilberto D'Ávila

Estúdio Lincoln Olivetti
Arranjos, Técnico de Gravação e Mixagem: Lincoln Olivetti nas músicas 3-4-6-7A e 2-3-4-5B
Auxiliar de Estúdio: Tico

Capa: Bethy Levacov, Mônica Neves
Projeto Gráfico: Tira-Linhas Studio
Fotos: Bob Wolfenson
Cabelo e maquiagem: Jésus e Valmis Teixeira
Roupas: Blu 4
Figurino: Bethy Levacov
Supervisão Gráfica: Tadeu Valerio

Participação Especial: Xuxa na faixa 1A, cedida gentilmente pela Sigla-Sistema Globo de Gravações Áudio-Visuais Ltda.

Agradecimento à Amanda pela sua participação especial no disco nas faixas 1, 2, 3 e 4B

Agradecimento especial ao Paulo Massadas pela força de sempre e a Carol pelo carinho.

Vendagem: 500 mil

Meu exemplar: bom estado, é da primeira prensagem. Adquirido no Sebo Liberdade, em São Paulo, por R$ 2,00.

12 comentários:

  1. Ahhh sem dúvida o melhor disco. Com a ilustrissima presença da Amanda.
    Pena q o "quarteto fantástico" não permaneceu juntos por mto tempo...
    Aguardo a continuação e comentários sobre as cançoes. Valeu Hamilton!!!!!
    p.s: O "NETTO" da "AMANDA" é só com um "T". rs
    bjoos

    ResponderExcluir
  2. amigo, excelente seu site. Parabéns mesmo!!! Mas diz uma coisa, e o disco de 1990?

    grande abraço!

    Fernando

    ResponderExcluir
  3. alias, pesquisei mais, faltam dois discos aqui não?!?!

    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Falta eu acabar o disco de 1988, e fazer as resenhas dos discos de 1989 a 1992. Estou fazendo ainda!

    ResponderExcluir
  5. Dos discos com a participação do Luciaano,creio que de longe esse é o melhor.Obrigado por realizar esse site Hamilto,mais uma vez!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Hamilton. Adoro seu blog. Me corrija se eu estiver errada. Amanda não canta Há Há Há ?
    Aquela estrofe que diz: Mas eu adoro mesmo é brincar de boneca/ porque todas elas são garotas sapecas/me vestir de Xuxa, me pintar de batom/ter muitos amiguinhos, isto é muito bom!
    Seria nada haver a Vanessa cantar isso...
    Estava esperando vc comentar... mas tá demorando sair os comentários das outras músicas e álbuns!!!!!!!!
    Estamos aguardando!!!!!!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Falando de CD raríssimo, possuo o "Trem da Alegria" Made in USA com CD made in Japan original da RCA...erraram até na impressão da capa na musica Iô Iô está escrito 10-10, lembro que comprei no Carrefour e tinha apenas 1 exemplar, vinha num blister e paguei caro porque minha filha queria...rsrs
    um belo CD, todas as faixas são ótimas!...grande abraço

    ResponderExcluir
  8. A musica do Lobisomem, que nao é mencionada no blog, saiu em algum disco, além do "essencial do trem" ?

    Nele, a voz da amanda já mostra sinais de maturidade, e é, em minha opinião, a melhor participação dela, mesmo sendo páreo duríssimo com pra ver se cola.

    ResponderExcluir
  9. André, a música O Lobisomem saiu no LP de 1991. Ainda não está no blog porque aqui seguimos a ordem cronológica e ainda estamos em 1988.

    abraços!

    ResponderExcluir
  10. Nossa essa do CD causou hein! em 1988 nem sabia q CD ja existia. Fui conhecer um toca CD em 1995. kkkkkkkkk.sorte de quem comprou, mas n sei se tinha onde ouvir.to achando muito legal de saber todas essa historias dos discos e do trem. parece q as gravadoras n tinham muito interesse em preservar o arquivo. tipo registrar a gravação dos discos,dos videos clips, tirar fotos? sera q tem? pq eles nao divulgam entao. eu gosto de algumas musicas desse disco, mas pra mim os melhores albuns sao de 1986 e de 1991. Parabéns pelo belo trabalho. Eu amo o Trem mas nao sabia 1/3 disso tudo, se nao fosse ia morrer sem saber.

    ResponderExcluir
  11. tá tudo bem legal obrigado por me fazer reviver a minha infancia e ver tudo isso de novo . esse grupo não devia ter acabado e ele sempre vai estar nos corações de todos se não fossem vocês eu não saberia metade disso tudo . Eu só fiquei com raiva que vocês não falaram nada da minha musica favorita do trem " o lobisomem " .

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...